EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS REBATIMENTOS: UMA INTERAÇÃO À LUZ DE PERCEPÇÕES DOCENTES

Autores/as

  • Maria de Fátima Carneval Costa Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10187

Palabras clave:

Docente. Educação. Tecnologia.

Resumen

Os últimos anos foram marcados pela aceleração e intensificação dos avanços tecnológicos e transformação digital ao redor do mundo. O presente artigo científico justifica-se como resultado de uma indagação sobre a tecnologia e seus rebatimentos no contexto da educação brasileira. Para tanto se fez necessário reunir docentes e investigar as suas percepções sobre essa temática tão importante, unindo essas interações à luz de outras pesquisas voltadas para esse objeto de discussão e, consequentemente, dar ciência ao mundo. O objetivo principal desses escritos é contemplar o valor da representação e evolução das tecnologias de forma mais compreensiva e, especialmente, sob o olhar de um processo evolutivo nesse viés da educação. Para tanto, foram convidados três docentes de áreas distintas como forma de firmar uma análise dos principais desafios e dificuldades em relação à temática da transformação digital e a inclusão no cotidiano educacional. Os resultados apontam para a necessidade de transcender o modelo convencional, rígido e linear, a partir de um novo paradigma que contemple propostas criativas e de construção interdisciplinar e transdisciplinar.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Carneval Costa, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Orientadora. Doutora em geografia pela UFPE. 

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Costa, M. de F. C., & Santos, M. P. M. dos. (2023). EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS REBATIMENTOS: UMA INTERAÇÃO À LUZ DE PERCEPÇÕES DOCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 285–309. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10187