O SERIAL KILLER SOB UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA E CRIMINAL: ESTUDO DE CASO DO ASSASSINO DA LUZ VERMELHA

Autores/as

  • Eudvânia Natália Passos da Silva Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA
  • Rodrigo Araújo Saraiva Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10158

Palabras clave:

Serial killer. Direito penal. Psicopatia. Assassino.

Resumen

Este trabalho científico tem como objetivo abordar a luz da psicologia e o direito penal criminal em relação ao serial killer, quanto aos desafios em identifica-los e criminaliza-los. Através do estudo bibliográfico foi feita uma análise sob a perspectiva de como o ordenamento jurídico reconhece os assassinos em série, assim como os diagnósticos de acordo com estudos em relação a psicopatia, bem como, a sociopatia. Conceituando sobre a culpabilidade, quanto as suas definições e como são aplicados ao serial killer. Alhures em trazer seus elementos, abordando as diferenças quanto a imputabilidade, inimputabilidade e semi-imputabilidade. Por fim, foi feita um estudo de caso sobre João Acácio Pereira da Costa, mais conhecido como Assassino da Luz Vermelha.  

Biografía del autor/a

Eudvânia Natália Passos da Silva, Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA

Bacharelanda em Direito – Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Rodrigo Araújo Saraiva, Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA

Professor e Orientador do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Mestre em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa – Porto/Portugal. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.  

 

Publicado

2023-06-06

Cómo citar

Silva, E. N. P. da, & Saraiva, R. A. (2023). O SERIAL KILLER SOB UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA E CRIMINAL: ESTUDO DE CASO DO ASSASSINO DA LUZ VERMELHA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3481–3499. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10158