EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS À SEGURANÇA DO PACIENTE NO CENTRO CIRÚRGICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10112Palabras clave:
Segurança do paciente. Evento adverso. Centro cirúrgico.Resumen
Introdução: O tema sobre segurança do paciente a cada dia mais vem sendo discutido na área da saúde devido aos vários riscos durante os procedimentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a segurança do paciente pode ser definida como a redução de riscos desnecessários durante a assistência à saúde Objetivo: analisar os eventos adversos relacionados à segurança do paciente no centro cirúrgico. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas seguintes bases de dados: MEDLINE, LILACS, devido a credibilidade, variedade e facilidade de encontrar artigos em português e disponível na íntegra para acesso online, a partir da utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “segurança do paciente”, “evento adverso” e “centro cirúrgico”, cruzando com o operador booleano AND. Resultados e Discussão: Entre esses eventos, um dos mais citados é o erro no processo de medicação, sendo a troca de medicação o erro mais frequente, podendo acontecer na administração, prescrição ou dispensação. Além disso, infecções adquiridas no hospital também se configura em um evento frequente, assim como incidentes relacionados à cirurgia como presença de corpo estranho, instrumento quebrado no paciente, intervenção no paciente errado e sítio cirúrgico incorreto. Problemas maiores também podem ocorrer como hemorragias e eventos adversos relacionados ao controle de fluídos e eventos tromboembolíticos venosos. Considerações finais: Este estudo possibilitou um levantamento dos principais eventos adversos que ocorrem em centros cirúrgicos. Como um dos principais eventos adversos ocorridos em uma clínica cirúrgica. Observou-se além dos tipos mais recorrentes, possíveis causas pelo qual esses eventos acontecem, sendo um ponto de reflexão para a prática da equipe de saúde. Levando em consideração esses aspectos, a melhora da assistência irá ocorrer somente com uma comunicação eficaz e com o seguimento das diretrizes e protocolos de maneira correta, com o objetivo de mitigar possíveis eventos adversos.
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