LITERACY CHALLENGES CHILDREN WITH ADHD IN REGULAR EDUCATION

Authors

  • Jaqueline Moura
  • Dayse Alves
  • Ana Lourdes Veras
  • Luciana Costa
  • Rucenita Queiroz
  • Rafaela Brito

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8313

Keywords:

TDAH. Crianças. Professores. Escola. Família.

Abstract

Este trabalho trata da hiperatividade e da falta de atenção de muitas crianças encontradas no ambiente escolar, apresentando distúrbios comportamentais que é mais conhecido como TDAH- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, prejudicando assim o desenvolvimento da aprendizagem das mesmas. Sendo assim teve como objetivo geral analisar a hiperatividade na educação infantil e suas dificuldades de aprendizagem, e com específicos verificar os fatores causados pela hiperatividade na sala de aula; observar como os professores caracterizam o transtorno; investigar como esses profissionais encaminham os alunos nessas situações dentro da escola. O interesse pelo tema surgiu através das observações em sala de aula e na própria escola, tendo sido levantada a seguinte problemática: de que forma a hiperatividade dificulta na aprendizagem da criança? Como a hiperatividade nas turmas de Educação infantil pode prejudicar a aprendizagem?  Para isso foi realizado um estudo bibliográfico de autores que tratam tais como Rizzo (2003), Didonet (2001) e Peres (2013). Os resultados apontaram que o TDAH é um transtorno que deve ser apoiado tanto pela família quanto pelos professores, criando um elo efetivo para a melhora do seu comportamento de atenção e hiperatividade.

Author Biographies

Jaqueline Moura

HR Manager and Director of Alpha. 

Dayse Alves

Teacher. 

Ana Lourdes Veras

Author.

Luciana Costa

Biologist. 

Rucenita Queiroz

Psychologist. 

Rafaela Brito

Coordinator. 

Published

2023-01-31

How to Cite

Moura, J. ., Alves, D. ., Veras, A. L. ., Costa, L. ., Queiroz, R. ., & Brito, R. (2023). LITERACY CHALLENGES CHILDREN WITH ADHD IN REGULAR EDUCATION. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 807–818. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8313