REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS NA PÓS-MODERNIDADE E A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S): BREVE LEITURAS

Autores/as

  • Helder Souza da  Silva Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4149

Palabras clave:

Identidade. Cultura. Modernidade. Pós-Modernidade. Virada Cultural.

Resumen

A ideia de escrever esse ensaio partiu da disciplina intitulada “tópicos avançados em cultura” que acontece no Mestrado de Ciências Humanas e Sociais da UFOB. As leituras sobre a “virada cultural”, como define Stuart Hall em uma das suas analises dos Estudos Culturais, me fez notar que a cultura não obtinha espaço de averiguação na formação das pessoas na Modernidade, contudo, foi centralizando esse lugar na Pós-Modernidade. As pessoas eram vistas como “indivíduos”, padronizados, únicos e imutáveis, construídos para respeitarem um padrão imposto de ideologia hegemônica e perfeita do que se pode ser considerado um ser humano. Porém, com os avanços culturais e produção epistemológicas a partir disso, a cultura é sim, balizadora e embrionária no quesito “formação”, ou seja, identidades partem a partir dela. Dessa maneira, na sociedade atual não se pode ignorar como no passado a importância da cultura na formação dos sujeitos e sujeitas, bem como, esses estudos culturais ultrapassaram muros e, consequentemente, um terceiro lugar, de transformação, criação, ganha o seu espaço de direito, pois são neles que outras identidades são construídas capazes de mudarem uma trajetória estruturalista do pensamento.

Biografía del autor/a

Helder Souza da  Silva, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Advogado, especialista em Direito Público e Direito do Consumidor pela Faculdade Legale. Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia, lotado no Centro Territorial de Educação Profissional - Bacia do Rio Grande (CETEP-BRG) na cidade de Barreiras- BA. Cursando Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade IBRA.

Publicado

2022-02-28

Cómo citar

Silva, H. S. (2022). REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS NA PÓS-MODERNIDADE E A (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S): BREVE LEITURAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 184–200. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4149