RESENHA DO LIVRO: EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: PAULO FREIRE

Authors

  • Arthur Braga de Oliveira UFJF
  • André Luiz Zanella UFRRJ
  • Gustavo Braga de Oliveira UFES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3425

Abstract

O livro Educação como prática de liberdade de Paulo Freire, vem detalhar seu trabalho realizado com Adultos em seu método de ensino e alfabetização entre 1962 e 1964, no nordeste brasileiro, antes do Golpe de 64. Este trabalho foi composto por 123 páginas e foi publicado pela editora Paz e Terra originalmente em 1967.

Pierre Furter faz a apresentação do livro e do autor em PAULO FREIRE ou O Poder da Palavra, onde fala da oralidade e estilo pedagógico, onde cita que a oralidade do autor revela toda sua práxis, ou seja, toda sua convicção que o homem foi criado para se comunicar com os outros, onde as palavras não sejam ôcas e nem e que ninguém seja excluído a margem da vida nacional, formando de maneira crítica, sua conscientização, democraticamente ultrapassando o pensamento de rebelião.

Author Biographies

Arthur Braga de Oliveira, UFJF

Licenciado e Bacharel em Educação Física – UNEC Mestrando em Educação Profissional Tecnológica - IFTM campus Uberaba Especialista em TIC's para o Ensino Fundamental – UFJF Especialista em Atividades Motoras – UNEC Instituição de Ensino - IFTM campus Paracatu

André Luiz Zanella, UFRRJ

Licenciatura Plena em Educação Física Mestrado em Educação – UFRRJ Mestrado em Educação Física e Desportos – UTAD Especialista em treinamento Funcional - IBAESP Instituição de Ensino – Colégio Militar de Curitiba

Gustavo Braga de Oliveira, UFES

Licenciatura em Educação Física – UFES Bacharel em Educação Física - Claretiano Centro Universitário. Especialista em Educação a Distância: Planejamento, Implantação e Gestão - Claretiano Centro Universitário Especialista em Educação Física Escolar (Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa) – UFES Instituição de Ensino: Claretiano Centro Universitário

 

Published

2021-12-30

How to Cite

Oliveira, A. B. de ., Zanella, A. L. ., & Oliveira, G. B. de . (2021). RESENHA DO LIVRO: EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: PAULO FREIRE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1569–1574. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3425