EDUCAÇÃO E SAÚDE UMA PARCERIA PERFEITA
Abstract
Esse trabalho tem como proposição discutir sobre a Educação no Ambiente Hospitalar, salientando em especial o “Projeto Hoje”, o qual foi implantado no estado de Goiás com a criação da Inclusão. Assim, é necessário que se faça uma reflexão na evolução da educação especial, passando pelas diversas etapas vividas durante séculos, até os dias atuais: as segregações, os avanços, as transformações institucionais e revisões conceituais. Parte-se, portanto, do debate acadêmico que se vincula à pesquisa e ao acompanhamento de processos educacionais nos diferentes serviços de atendimento especializado que a Educação Especial se permite. Nesse sentido, a presente reflexão decorre de investigações que tem discutido a educação especial, fazendo-se um retrocesso na história desde os primórdios da Grécia Antiga (sec.XII a C), onde havia dois tipos de homem ideal: um valorizava o corpo perfeito dedicado à guerra e o outro valorizava a mente, o intelecto, como ser superior. Dentre os projetos elaborados pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás, através da Superintendência de Ensino Especial (SUEE), se encontra o “Projeto Hoje”, destinado ao atendimento das pessoas que se encontram hospitalizadas e, portanto, afastadas de suas escolas. Através do “Hoje” esses educandos podem dar continuidade a seus estudos, retornando às suas escolas ao terminar seu tratameto.
O “Projeto Hoje” é um, dentre outros projetos criados e executados pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEE), através da Superintendência de Ensino Especial (SUEE), desde 1999, possibilitando à criança, ao adolescente e mesmo ao adulto hospitalizado, em tratamento e/ou em convalescença, o início ou a continuidade de sua escolaridade, estimulando seu desenvolvimento de saber. Em Goiás, a Pedagogia Hospitalar é uma ação de sucesso, diferindo de outros Estados brasileiros no aspecto de prática segregativa. Funcionando através do Projeto Hoje, tem por objetivo oportunizar à criança, ao adolescente e ao adulto hospitalizado, em reabilitação e em convalescença, o início ou continuidade de sua escolaridade estimulando seu desejo de saber, aprender,recuperar-se e curar-se, possibilitando a diminuição da defasagem escolar idade/série, a avesão escolar, enfim, o fracasso estudantil, ao dar oportunidade à criança, ao jovem e ao adulto hospitalizado.
Downloads
Published
How to Cite
License
Atribuição CC BY