TRANSTORNOS MENTAIS: NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Clinaura Maria de Lima

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3104

Palabras clave:

Transtornos. Aprendizagem. Avaliação neuropsicológica.

Resumen

O presente artigo versa sobre transtornos mentais e os aspectos de aprendizagem em contexto de neuropsicologia. A partir desta ótica, uma indagação importante surgiu: quais seriam os aspectos interdisciplinares que sustentam as abordagens da neurociência, educacionais e neuropsicológicas, a respeito da clínica voltada para os graves prejuizos escolares, como as dificuldades de aprendizagem?  Para o estudo, utilizou-se revisão bibliográfica em que se procurou esclarecer as hipóteses: a) Se transtornos mentais e as concepções do cérebro, provocam dificuldades de aprendizagem; b) E de que forma a escolarização e seu processo   interdisciplinar, permitem maior benefício ao educando; c) A ausência de Avaliação psicológica interfere no processo ensino aprendizagem. Definiu-se como objeto de estudo investigar os transtornos mentais e sua correlação com a escolarização e as dificuldades de aprendizagem em jovens adolescentes. Buscou-se aqui refletir, juntamente com diversos autores, o quanto as manifestações dos comportamentos e sintomas de ansiedade, medo e pânico provocam prejuizos funcionais na aprendizagem dos jovens adolescentes. Conclui-se que a existencia de transtorno mental pode exercer forte interferencia no processo de escolarização, afetando a aprendizagem, provocando sofrimento na estrutura emocional e social dos jovens,

Biografía del autor/a

Clinaura Maria de Lima

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília - UNB-2007. Dissertação sobre abuso sexual infantil. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Católica de Brasília (1981) e graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Católica de Brasília (2004). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília - Pós graduação em Neuropsicologia- IPOG-DF. Especialista-2021. Formação em EMDR-Dessensibilização e Reprocessamento do trauma através de movimentos oculares-2018. Trabalhou na Pós graduação em Psicopedagogia, faculdades ICESP, no período de 2008 a 2016, coordenando os laboratórios de psicopedagogia Preventiva e Interventiva, em estágios supervisionados nas escolas públicas e ministrando aulas neste laboratório, além da docência nas seguintes disciplinas: Psicolinguística e o Processo da Linguagem, Epistemologia Genética, Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica, Psicanálise Aplicada à Educação.. Ministrou aulas na Pós graduação em Psicologia Organizacional, nas seguintes disciplinas: Medicina Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, Iniciação cientifica e TCC- Trabalho de Conclusão de Curso. Exerceu Docência no curso de graduação em Recursos Humanos, com as disciplinas: Politicas de Recursos Humanos, Avaliação de Desempenho. Docente do curso de Pedagogia-ICESP no período de 2003 a 2017, com diversas disciplinas: Pedagogia Terapêutica, Psicopatologia Aplicada à Educação, Fundamentos da Educação Infantil, Psicomotricidade Aplicada à educação, Teorias da Aprendizagem, Psicologia Aplicada à educação, Educação Infantil e desenvolvimento da Linguagem, Fundamentos da Psicopedagogia, Educação Infantil Desenvolvimento e Linguagem. Docente do curso de Psicologia no período de 2018 a 2021 com diversas disciplinas, entre elas Psicologia Ciência e Profissão, Psicologia da aprendizagem, terapia de grupo, psicologia jurídica, Estagio III e IV, Psicomotricidade, também na unidade de Luziânia-GO UNIDESC. Atuou no curso de graduação em Direito, com a disciplina Psicologia Aplicada ao Direito, de 20213 a 2021. Desenvolve pesquisa cientifica na área de Violência contra as mulheres e as questões de gênero, Feminicidio e a Lei Maria da Penha, projeto A Força Feminina, ainda não publicado. Desenvolve projetos nas áreas de Intervenção, nos aspectos dos transtornos escolares com crianças e adolescentes. Ministra diversos curso pela plataforma VIVEREAD.COM.BR nas áreas do Direito, Psicologia e Educação Atende em consultório na área de Psicologia Clínica infanto-juvenil e adulto, abordagem Psicodinâmica Breve. Participou do Núcleo de Orientação Psicopedagógica NOP- atendimento psicopedagógico(crianças, adolescentes e adultos) em Faculdades Promove de Brasília, por 10 anos. Escritora com três livros lançados, sendo dois pela editora Juruá. Infância ferida: Os Vínculos da criança abusada sexualmente em seus diferentes espaços sociais. Psicopedagogia: Prática, Vivencias e Experiências no espaço Escola e Clinica. Lançamento autoral. Brisa: A Borboleta de Asas Partidas. Projeto Cristal. Atendimento com crianças de 06 a 12 anos que vivenciaram maus tratos e abuso sexual. Projeto Cultural Saia Literária. E-mail: clinaura.lima@gmail.com.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Lima, C. M. de. (2021). TRANSTORNOS MENTAIS: NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 738–764. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3104