JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Antônia Avanildes Cardozo Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas
  • Adriana Aparecida da Cruz Alves Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Poliensino
  • Eliane Maria de Lima Paixão Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE
  • Elizângela Leite da Silva Macedo Faculdade das Águas Emendadas – FAE
  • Gleice Aparecida Martins Faculdade São Luíz
  • Sandra Lúcia Ferreira Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Silvia Casmal de Freitas Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2794

Keywords:

Games. Play. Learning.

Abstract

This article deals with the contributions of games and games in the learning process in early childhood education, based on the assumption that these pedagogical resources significantly contribute to the learning and development of students. The same discusses this theme having as theoretical foundation the ideas of Kishimoto (2011), Maluf (2009), Teixeira (2010) among others. The pedagogical work with play in the classroom enables the teacher to make learning motivating, pleasurable and meaningful, in addition to providing students with adequate conditions for physical, motor, emotional, cognitive and social development.

 

Author Biographies

Antônia Avanildes Cardozo, Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRG, Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE. 

 

Adriana Aparecida da Cruz Alves, Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Poliensino

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Poliensino - FP.

Eliane Maria de Lima Paixão, Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas – ICE, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE

Elizângela Leite da Silva Macedo, Faculdade das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Gleice Aparecida Martins, Faculdade São Luíz

Graduada em Pedagogia pela Univerisdade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luíz.

Sandra Lúcia Ferreira, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cândido Rondon – UNIRONDON, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Silvia Casmal de Freitas, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Univerisdade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Published

2021-11-06

How to Cite

Cardozo, A. A. ., Alves, A. A. da C. ., Paixão, E. M. de L. ., Macedo, E. L. da S. ., Martins, G. A. ., Ferreira, S. L. ., & Freitas, S. C. de . (2021). JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2235–2242. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2794