A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Abstract
Este livro tem como objetivo compreender a importância da Contação de Histórias como ferramenta de ensino e aprendizagem, especialmente para crianças da educação infantil.
A Contação de Histórias promove o desenvolvimento geral da criança e promove pensamentos e atitudes positivas relacionadas à educação pessoal e social. Este livro foi elaborado por educadoras infantis interessadas, em tratar sobre tema de Contação de Histórias, permitindo que adentrar nesse universo e enfatizando a importância das experiências prazerosas que envolve a prática de contar histórias.
As histórias precisam fazer presentes no dia a dia das crianças desde a mais tenra idade, sendo que os seus pais e professores também insiram nas suas vidas esse tão preciso instrumento que, muito mais que de proporcionar momentos de ricos de prazer, encantamento, entretenimento, permite a imaginação, a fantasia e colabora sobremaneira com o desenvolvimento infantil em todos os níveis, transmite valores que regulamentam a boa convivência entre as pessoas, proporcionando aprendizagens das mais variadas formas, assim oportuniza momentos de total prazer e liberdade.
As histórias devem estar presentes na vida das crianças desde os seus primeiros meses, pois elas fazem parte do cotidiano, favorecem o desenvolvimento da imaginação e a troca de experiências através do convívio familiar.
A realidade de hoje mostra que a cada dia os pais têm menos contato com os seus filhos, onde estes passam a maior parte do tempo, sozinhos. Portanto, é muito importante que pais e professores se esforcem para preservar o brincar, as preferências de leitura, a expressão emocional e o desenvolvimento humano.
À luz dessas considerações, o interesse pelas questões de contar histórias surge do desejo de conhecer a importância e a contribuição das histórias e a sua relação com a aprendizagem das crianças.
Conforme Bassedas (1999, p. 54) apud Neri (2011), a escola infantil é considerada uma estrutura para o desenvolvimento, porque existem condições para que uma criança se desenvolva como ser humano. Apresenta experiências, vivências compartilhadas, emoções, frustrações neste ambiente. Lidar com essa situação com a ajuda de adultos e outras crianças dá-lhe novas oportunidades de crescer e seguir em frente. As histórias são muito úteis para transmissão de valores porque dão razão ao ser, e a comportamentos humanos, e que com esse recurso as crianças podem se desenvolver socialmente, oralmente, se expressar de uma forma concreta, manifestar os seus sentimentos existentes, valorizar o outro, sua opinião e sentimento, favorecer a sua aprendizagem, que essa pesquisa foi proposta a ser realizada.
O objetivo deste trabalho é estudar as contribuições da Contação de Histórias no ensino-aprendizagem de crianças, bem como identificar como se dá o desenvolvimento infantil nos aspectos motores, social, afetivo, oral e emocional; identificar a relação do lúdico com a aprendizagem infantil; analisar a Contação de Histórias como ferramenta de aprendizagem, bem como na alfabetização.
Este trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro refere-se ao Desenvolvimento e a Aprendizagem Infantil. O segundo acerca da Aprendizagem Infantil. O terceiro trata da Contação de Histórias, e a relação desse recurso com o desenvolvimento e a aprendizagem infantil e alfabetização.
Por fim são relacionadas as considerações finais deste estudo.
Downloads
Published
How to Cite
License
Atribuição CC BY