ACCESSIBILITY FOR PEOPLE WITH DISABILITIES IN THE MOODLE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21095

Keywords:

Systematic Literature Review. Accessibility. Disabled People. Virtual Learning Environment. Moodle.

Abstract

Moodle is a virtual learning environment widely used in universities in Brazil and abroad. Although Moodle offers accessibility features, there are still few solutions for accessibility for people with disabilities on the Moodle platform. This article reviews accessibility for People with Disabilities (PwD) in Moodle through a Systematic Literature Review of studies published between January 2015 and April 2024. The reviewed studies contributed suggestions and development of new features to improve Moodle. However, gaps in the existing literature were identified, suggesting the need for future research to explore and expand available solutions. This work highlights current challenges and points to promising paths for improving accessibility in virtual learning environments like Moodle.

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Author Biographies

Wendell Felix Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2024 - presente).Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Educação São Luís (2017). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2021).Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013).Assistente em Administração na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) desde 2011. Atualmente é responsável pelo Setor de Interface de Gestão de Pessoas do Campus Caçapava do Sul, da UNIPAMPA.

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da Resposta ao Item - GEPTRI. Tem experiência nas áreas de Estatística, Qualidade e Pesquisa de Mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: dados autocorrelacionados, controle estatístico de processo (CEP), modelos ARIMA, pesquisa de mercado, Teoria da Resposta ao Item (TRI) e Testes Adaptativos Informatizados (TAI).

Solange de Lurdes Pertile, Universidade Federal de Santa Maria

Possui doutorado em Ciência da Computação junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), mestrado em Informática junto a Universidade Federal de Santa Maria (2010) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008). Fez doutorado sanduíche no Laboratório de Linguagem Natural na Universidade Politécnica de Valência, Espanha. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, RS. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (INEP/MEC). Suas áreas de pesquisa são Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Vinícius Maran, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008), mestrado em Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é pesquisador e Professor Adjunto no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Ubíqua, Sensibilidade ao Contexto, Banco de Dados e Computação Móvel.

Leugim Corteze Romio, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Matemática - Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Santiago-RS (2010). Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2013), área de concentração Modelagem Matemática de Sistemas Não-Lineares e Controle de Sistemas Dinâmicos. Doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019), área de concentração Áreas Clássicas da Fenomenologia e suas Aplicações. Docente na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Caçapava do Sul-RS.

Published

2025-11-04

How to Cite

Oliveira, W. F. R. de, Moreira Junior, F. de J., Pertile, S. de L., Maran, V., & Romio, L. C. (2025). ACCESSIBILITY FOR PEOPLE WITH DISABILITIES IN THE MOODLE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 805–824. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21095