TECHNOLOGIES IN THE CLASSROOM

Authors

  • Francisca Juberlândia de Lima Must University
  • Laila Araújo Rodrigues Faculdade Mauá
  • Valdenir Bandeira Gomes Júnior Faculdade Mauá
  • Wanessa Rezende Silva Faculdade Mauá
  • Andreia Matos da Silva Faculdade Mauá
  • Wanderley Rodrigues Souto Faculdade Mauá
  • Ítalo Souza Rodrigues Faculdade Mauá
  • Lucas da Silva Chaves Amaral Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20039

Keywords:

Technology. Education. Learning.

Abstract

This article discusses 4.0 and 5.0 technologies and their impact on education. Technology 4.0 focuses on personalizing teaching using digital resources to make learning more efficient and flexible. Technology 5.0, on the other hand, seeks to develop socio-emotional, ethical and sustainability skills to form engaged and responsible citizens. Despite the benefits, the adoption of these technologies brings challenges that must be faced, such as the need for investment in infrastructure, training teachers and ensuring the informed and ethical use of technology. Furthermore, it is important to emphasize that technology is not a magic solution to all educational problems, but must be combined with traditional pedagogical methods and human values to achieve comprehensive and quality education. In short, technology 4.0 and 5.0 can provide a more personalized, effective and interesting education if implemented with planning, ethics and care. sustainability skills to form engaged and responsible citizens. Despite the benefits, the adoption of these technologies brings challenges that must be faced, such as the need for investment in infrastructure, training teachers and ensuring the.

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Author Biographies

Francisca Juberlândia de Lima, Must University

Professora efetiva da SEDUC/GO, Licenciada em letras, pedagogia, artes. Mestre em tecnologias da educação pela Must UniversitYE. 

Laila Araújo Rodrigues, Faculdade Mauá

Advogada, professora de Graduação e Coordenadora no curso de Direito na faculdade Mauá-GO, especialista em Direito Público, Civil e Processo Civil, ambos realizados pela escola da Magistratura do DF. Mestranda em Direito do Trabalho e Relações Sociais do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, Brasília/DF, presidente da Comissão de Sucessões da Subseção da OAB de Águas lindas/Go.

Valdenir Bandeira Gomes Júnior, Faculdade Mauá

Contador e professor de Graduação na Mauá-GO, especialista em Auditoria, Contabilidade e Gestão Tributária pelo IPOG, Mestrando em economia no Instituto de Direito Público – IPD, Brasília/DF.

Wanessa Rezende Silva, Faculdade Mauá

Mestranda em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Especialista em Direito Aplicado ao Ministério Público pela ESMPU (2014) e em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Assessora-Chefe da Assessoria Jurídica Criminal com atuação no Supremo Tribunal Federal (AJCRIM-STF) da Procuradoria-Geral da República (2022–2023). Professora do Curso de Direito da Faculdade Mauá de Goiás. Servidora pública de carreira do Ministério Público da União desde 2002, atualmente exerce o cargo de Assessora de Subprocurador-Geral da República.

Andreia Matos da Silva, Faculdade Mauá

Nutricionista, professora de graduação e Coordenadora no curso de Nutrição na Faculdade Mauá-GO, Técnica em Acupuntura pela Escola Nacional de Acupuntura em Brasília, Especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade JK, Especialista em Obesidade e Síndrome Metabólica pela Faculdade Anhanguera de Brasília, Mestre e Doutora em Gerontologia  pela Faculdade Católica de Brasília. Pós graduanda em Nutrição Hospitalar pela Faculminas -MG.

Wanderley Rodrigues Souto, Faculdade Mauá

Professor da See/Df e da Faculdade Mauá/Go, Graduado em Educação Física, especialista em gestão escolar.

Ítalo Souza Rodrigues, Faculdade Mauá

Enfermeiro, Especialista em Saúde Pública com ênfase em saúde da família e comunidade pela faculdade FAHOL (2024). Professor do curso de Enfermagem na Faculdade Mauá Goiás. Atualmente é Diretor da Atenção Básica pela Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas de Goiás.

Lucas da Silva Chaves Amaral, Faculdade Mauá

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Projeção (2019). Especialista em Direito e Jurisdição, com ênfase em Direito Penal e Empresarial, pela Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal – ESMA (2021). Mestrando em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – CEUB. Advogado atuante nas áreas Penal e Empresarial, com ênfase no Tribunal do Júri. Professor titular de Direito Processual Penal e orientador do Núcleo de Práticas Jurídicas Penais da Faculdade Mauá, Campus de Águas Lindas – GO. Membro da Subcomissão de Prerrogativas no Sistema Carcerário da OAB/DF – Seção Brasília. Palestrante em escolas e congressos. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Prerrogativas da Subseção da OAB/Taguatinga – DF (gestão 2025–2028).

Published

2025-07-02

How to Cite

Lima, F. J. de, Rodrigues, L. A., Gomes Júnior, V. B., Silva, W. R., Silva, A. M. da, Souto, W. R., … Amaral, L. da S. C. (2025). TECHNOLOGIES IN THE CLASSROOM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 231–236. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20039