PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Pedro Pereira Cortes Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Daniel Barbosa dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Patrícia da Cruz Dias Faculdade de Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1964

Keywords:

National Education Plan. Technology. Youth (s) and High School.

Abstract

This article aims to analyze the National Education Plan (PNE) from the perspective of the goals that relate the use of technologies in education. Considering that information and communication technologies are increasingly present in today's society, education cannot be excluded from this process. Thus, it is necessary that the knowledge strategies used by schools consider the use of technologies contemplated both in the PNE and in the State Education Plan of Tocantins (PEE/TO). Thus, with a view to youth and having high school students as an audience, we sought to verify whether the goals proposed in the PNE in relation to technologies in education, in Tocantins, are being met, are in progress or are in perspective of compliance.

 

Author Biographies

Pedro Pereira Cortes Filho, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2020/cursando). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS (2001). Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação na área específica de Matemática, Ciências e suas Tecnologias pela FACINTER de Curitiba-PR (2006). Especialização em Avaliação Escolar em Matemática pela Fundação CESGRANRIO/RJ (2009). Professor de Matemática efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2019 aos dias atuais). ID Lattes: 2902971521026851.E-mail: pedro.cortes@mail.uft.edu.br.

Daniel Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado Profissional em Educação-UTF (mestrando 2020). Possui graduação em Serviço Social pela FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS -UNITINS (2012). Pós -Graduado Gestão Serviço Social e Políticas Públicas pela Faculdade ITOP (2014), Pós-Graduado em Economia Solidária (UFT) (2016), experiência na área da Educação, Serviço Social, com ênfase em políticas Sociais, Políticas públicas, com acúmulo de experiências nos seguintes temas: Educação, Educação, do campo, Questão Agraria, Meio Ambiente, Economia Solidária, Cooperativismos, Agricultura Familiar, Profº do Curso de Graduação em Serviço Social na UNIP e Faculdade ITOP (atualmente). E-mail: barbosa.daniel@mail.uft.edu.br

Patrícia da Cruz Dias, Faculdade de Patrocínio

Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras De Boa Esperança. Especialização em Ensino de Geografia pela Faculdade de Patrocínio. ID lattes: 6164536931600471. E-mail: patriciadacruzdias@hotmail.com.

Published

2021-08-31

How to Cite

Cortes Filho, P. P. ., Santos, D. B. dos ., & Dias, P. da C. . (2021). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 38–50. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1964