MICROBIOLOGICAL QUALITY OF MINIMUM PROCESSED FRUIT SALADS IN SUPERMARKET IN THE CITY OF MARÍLIA-SP

Authors

  • Juliana Audi Giannoni Universidade Federal de Lavras
  • Jéssica Kelly dos Santos FATEC/Marília/SP
  • Letícia de Alcântara Vasconcelos College/Dublin/Irlanda
  • Claudia Dorta Faculdade de Ciências e Letras Unesp Assis
  • Kely Braga Imamura Unesp-Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1692

Keywords:

Minimal processing. Safety. Microbiological quality. Fruit salad. Salmonella spp. Coliforms.

Abstract

The use of minimally processed foods has been growing as people are looking for a healthier, more nutritious and easily prepared diet. The determination of the presence of deteriorating microrganisms and pathogenic products is essential for the microbiological quality, implementation and maintenance of Good Manufacturing Practices (GMP) in the processing of these foods. Given the above, this study aimed to evaluate a microbiological quality of minimally processed fruit salads produced and marketed in a supermarket in the city of Marília/SP. All of the analyzed standards are preferred within the standards prepared by RDC No 331, of December 23, 2019.

Author Biographies

Juliana Audi Giannoni, Universidade Federal de Lavras

Pós-Doutorado em Ciência dos Alimentos com Irradiação Gama e Processamento Mínimo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG. Doutorado e Mestrado em Agronomia/Horticultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Botucatu-SP. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG. Professora Associado III, junto ao curso de Tecnologia em Alimentos e da Pós-Graduação da Fatec/Marília/SP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxicologia, Processamento mínimo, Irradiação Gama, Análise sensorial, Tecnologia de Açúcar e Álcool; e na área de Horticultura com PANCs.

Jéssica Kelly dos Santos, FATEC/Marília/SP

Graduada em Tecnologia em Alimentos pela FATEC/Marília/SP. Experiência em Usina Clealco Açúcar e Álcool Queiroz/SP com atuação em laboratório PCTS e laboratório industrial, realizando análises físico-químicas para controle de qualidade desde a matéria prima até o produto final. Atuando na coleta de amostras para a realização das análises, calibração dos equipamentos, preparo de reagentes e limpeza e organização de vidrarias.

Letícia de Alcântara Vasconcelos, College/Dublin/Irlanda

Graduada em Tecnologia em Alimentos pela FATEC/Marilia/SP e estudante de Bacharelado em Business pela CCT College/Dublin/Irlanda. Formação em Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) level 1,2 e 3 por Musgrave, Dublin/Irlanda e Project Management pela ECollege, Dublin/Irlanda. Experiência na rede de Fast Food, Burger King, Assis/SP, com atuação de gerenciamento de pessoas, treinamento de boas práticas de fabrição e garantindo a segurança alimentar dos consumidores. Experiência na rede Centra, Dublin/Irlanda, em gerenciamento de estoque com aplicação do sistema FIFO, responsável por compras de mercadorias de fornecedores locais e credenciados pela companhia, encarregada pelo recrutamento, seleção e contratação de novos funcionários, treinamento e aplicação do HACCP na rotina diária do estabelecimento.

Claudia Dorta, Faculdade de Ciências e Letras Unesp Assis

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras Unesp Assis, Mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências de Rio Claro Unesp e Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências de Rio Claro Unesp . Atualmente é Professor de Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia de Marília-SP: Estudante Rafael Almeida Camarinha. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação e Microbiologia de Alimentos.

Kely Braga Imamura, Unesp-Araraquara

Doutora e Mestre em Biotecnologia pela Unesp-Araraquara, com ênfase em biologia molecular e micro-organismos, Especialista em Microbiologia (Lato sensu) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), e Tecnóloga em Alimentos pela Faculdade Estadual de Tecnologia de Marília (FATEC-MARILIA). 5 anos de experiência em Indústria de Alimentos, como chefe laboratorista Industrial. Coordenadora, Professora e Orientadora pela Unyleya em cursos da área de engenharia de alimentos, desenvolvimento de novos produtos, análises clínicas e microbiologia. Experiência na área de Ciência, Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Produção Industrial, Química e Microbiologia.

Published

2021-07-31

How to Cite

Giannoni, J. A. ., Santos, J. K. dos ., Vasconcelos, L. de A. ., Dorta, C. ., & Imamura, K. B. (2021). MICROBIOLOGICAL QUALITY OF MINIMUM PROCESSED FRUIT SALADS IN SUPERMARKET IN THE CITY OF MARÍLIA-SP. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 372–385. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1692