AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFAL/CAMPUS PIRANHAS

Authors

  • Wandeyres Pereira Franco Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Eli da Silva Alves Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Yasmim Lorrayny Campos da Silva Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Maria Larisse Lima Lisboa Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Erilaine Barreto Peixoto Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml
  • Felipe Alexandre Medeiros de Freitas Instituto Federal de Alagoas – IFAL image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13658

Keywords:

Teacher Training. Teaching Physics. Experience report.

Abstract

Este artigo apresenta um relato de experiências vivenciadas no programa institucional de bolsa de iniciação à docência- PIBID, desenvolvidas entre novembro de 2022 a abril de 2024, no Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Piranhas, com discentes do Curso de Licenciatura em Física. As atividades descritas neste relato permitem uma reflexão sobre as contribuições do PIBID para a formação docente, além de apresentar um pouco do contexto em que se encontra o ensino de Física no Brasil.  Exploramos as atividades desenvolvidas durante essa jornada que envolvem produção acadêmica, planejamento de aula, elaboração de experimentos e as contribuições dos nossos supervisores. Busca-se de algum modo contribuir para que outros estudantes considerem participar do PIBID, reconhecendo suas contribuições no processo de aprendizagem do futuro docente.

Author Biographies

Wandeyres Pereira Franco, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Eli da Silva Alves, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Graduando do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Yasmim Lorrayny Campos da Silva, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Maria Larisse Lima Lisboa, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Erilaine Barreto Peixoto, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Professora do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

Felipe Alexandre Medeiros de Freitas, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Professor do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. 

 

Published

2024-04-26

How to Cite

Franco, W. P., Alves, E. da S., Silva, Y. L. C. da, Lisboa, M. L. L., Peixoto, E. B., & Freitas, F. A. M. de. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFAL/CAMPUS PIRANHAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1387–1396. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13658