INGESTÃO DELIBERADA DE CORPOS ESTRANHOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11408

Keywords:

Deliberate ingestion. Foreign body. Intentional ingestion and Systematic review.

Abstract

RESUMO: Introdução e objetivo: Acidentes com corpos estranhos de todos os tipos têm sido descritos na maior parte do corpo. Os locais mais comuns são as cavidades naturais da cabeça e pescoço. O objetivo deste estudo é conhecer a situação de ingestão deliberada de corpos estranhos. Método: Realizamos uma busca no PubMed, Cochrane, Scopus, Wos e Scielo, selecionando aqueles artigos em que era mencionada a existência de ingestão intencional de corpos estranhos. Foram utilizadas duas formas de pesquisa utilizando os termos “deliberado” e “intencional” AND “corpo estranho” no tempo máximo sugerido pela plataforma PubMed. Resultados: Com a palavra “deliberado” foram encontrados 14 artigos no período de 1990 a 2021 e com a palavra “intencional” foram encontrados 25 artigos no período de 1984 a 2021. Todas as demais fontes de pesquisa tiveram zero artigos. A soma desses artigos foi de 39. Foi realizada uma triagem e foram selecionados apenas casos clínicos e obtivemos 12 artigos utilizando a palavra “deliberado” e 9 utilizando a palavra “intencional”. Destes, 1 artigo foi excluído por não estar no idioma selecionado (inglês, português ou espanhol), restando uma amostra de 11 artigos. Destes, 2 foram excluídos por não possuírem resumo, restando 9 artigos e todos foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão (em indivíduos não presos e sem transtornos mentais). Conclusões: Acidentes com corpos estranhos são comuns na prática clínica otorrinolaringológica, porém a ingestão deliberada é menos frequente. A ingestão deliberada de corpos estranhos surge em grupos de risco, como presos e doentes mentais com o objetivo de chamar a atenção ou sair das prisões na tentativa de fuga.

Author Biographies

Mahomed Sidique Abdul Cadar Dadá, Universidade Eduardo Mondlane

Doutorado em Morfologia pela Universitat Atònoma de Barcelona (UAB). Centro de Simulação da Faculdade de Medicina, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique. Professor Associado de Anatomia da Cabeça e Pescoço da Universidade Eduardo Mondlane. ORCID  0000-0001-8864-3219. 

Abdul Habib Mahomed Dadá, Universidade de Lisboa

Especialista em Epidemiologia pela Universidade de Lisboa. Centro de Simulação da Faculdade de Medicina, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique. Serviço de Anatomia, Departamento de Ciências Morfológicas, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.  Centro de formação profissional DentalCare, Maputo, Moçambique. Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Maputo, Moçambique. ORCID 0000-0001-7392-3998. 

Nusaybah Mahomed Zuneid Seedat, Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique

Estudante do 2° ano do curso de licenciatura em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique. 

Huneiza Momed Anifo Cassamo Momade, nstituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique

Estudante do 2.º ano do curso de licenciatura em Medicina Geral no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique. 

Zulaikhah Mahomed Sidique Dadá, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique

Licenciatura em Farmácia e Controle de Qualidade de Medicamentos pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique. Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Maputo, Moçambique. Serviço de Farmacologia, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique. ORCID 0000-0003-0302-1926.

 

Published

2023-10-21

How to Cite

Dadá, M. S. A. C., Dadá, A. H. M., Seedat, N. M. Z., Momade, H. M. A. C., & Dadá, Z. M. S. (2023). INGESTÃO DELIBERADA DE CORPOS ESTRANHOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3250–3254. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11408