ASSÉDIO MORAL: TEORIA, REVISÃO E REFLEXÕES

Autores/as

  • Jorge Edivan da Silva Dias Must University – Flórida/EUA
  • Bruno Stramandinoli Moreno pela Must University – Flórida/EUA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10880

Palabras clave:

Assédio moral. Violência. Educação. Legislação.

Resumen

Atenção ao combate ao assédio moral é de fundamental importância para o desempenho, produtividade e imagem das organizações. Seja no contexto familiar, educacional, empresarial ou privado o combate garante um ambiente saudável, com respeito e dignidade aos direitos humanos. O objetivo geral da pesquisa foi sistematizar a compreensão acerca dos conceitos de assédio moral, sob a perspectiva cronológica. Os objetivos específicos foram conhecer os principais conceitos relacionados a intencionalidade, frequência e dispositivos legais que permitem ações judiciais. Para contexto, são apresentados exemplos de materiais educativos usados em órgãos públicos federais para o combate do tema apresentado. Justifica-se a relevância deste trabalho para reflexão sobre os possíveis ganhos de produtividade, desempenho, motivação e qualidade de vida advindos de um ambiente saudável e seguro. Como método de pesquisa, utilizou-se a revisão sistemática de literatura narrativa. Conclui-se, diante do exposto, que apesar dos esforços dos organismos nacionais e internacionais, que a falta de uma legislação específica fragiliza a sistemação do combate ao assédio moral. Que o assédio moral é silencioso, abrangente, maligno, ofensivo, repetitivo e inerente a comportamentos disfuncionais que é responsável por causar problemas físicos e psicológicos. No setor público, o combate é organizado principalmente a partir de legislações, através da elaboração e disseminação de medidas preventivas e de acompanhamento contra o assédio moral. Os impactos do assédio moral afetam até a imagem corporativa, gerando prejuízos, queda de produtividade e desperdício de recursos organizacionais. Atenção adequada com a qualidade de vida no ambiente de trabalho, pode ser o catalisador de maior motivação, causando uma vantagem competitiva. Como sugestão, a pesquisa pode ser aplicada para uma maior compreensão dos conceitos no mundo real.

 

Biografía del autor/a

Jorge Edivan da Silva Dias, Must University – Flórida/EUA

Mestre em Administração pela Must University – Flórida/EUA. Especialista em Gestão de Projetos e Gestão Comercial pela UNINASSAU. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Servidor efetivo da UFAM. Administrador CRA/AM  1-11183.

 

Bruno Stramandinoli Moreno, pela Must University – Flórida/EUA

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Coordenador do Organizational Psychology e Orientador nos Programas de Mestrado em Business Development and Innovation na MUST University.

 

Publicado

2023-09-08

Cómo citar

Dias, J. E. da S., & Moreno, B. S. (2023). ASSÉDIO MORAL: TEORIA, REVISÃO E REFLEXÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 872–898. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10880