ESCOLA DE LÍDERES EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS: DIRETRIZES PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE GESTORES NO HUPAA-UFAL À LUZ DE PETER SENGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31159

Palavras-chave:

Educação Corporativa, Liderança Hospitalar, Pensamento Sistêmico

Resumo

Este estudo buscou propor um modelo pedagógico de formação continuada para gestores intermediários de hospitais públicos, materializado em uma Escola de Líderes para o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL). Nos hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a educação corporativa ancora-se em trilhas virtuais assíncronas de conformidade (compliance), que colidem com a escassez de tempo das equipes e com a fragmentação cultural entre as áreas médica, assistencial e administrativa. Trata-se de pesquisa aplicada, qualitativa, de procedimento documental e propositivo, fundamentada nas cinco disciplinas das Organizações que Aprendem de Peter Senge: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em Equipe e Pensamento Sistêmico. Como resultado, delineou-se uma matriz curricular dialógica de 80 horas, organizada em quatro módulos, integrando mecanismos de proteção institucional da carga horária, mentoria interprofissional e critérios de monitoramento fundamentados no modelo de avaliação de Kirkpatrick. Conclui-se que o desenvolvimento de lideranças no setor público de saúde depende da transição do treinamento prescritivo para espaços permanentes de reflexão coletiva, nos quais o respeito às subculturas profissionais viabilize soluções sustentáveis para os desafios operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

266 52

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Morais Silva, Christian Business School

    Mestrando em Educação pela Christian Business School (CBS). Servidor Público Federal vinculado ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL/EBSERH).

  • José Clebson Silva de Farias, Christian Business School

    Mestrando em Educação pela Christian Business School (CBS). Servidor Público Federal vinculado à Universidade Federal de Alagoas – Maceió/AL/Brasil.

  • Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

    Ph.D. Doutora em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Psicopedagoga, Pedagoga, Analista do Comportamento Aplicada, Especialista em Escrita Acadêmica Avançada, Professora do Ensino Superior e professora orientadora da Christian Business School-CBS. 

Downloads

Publicado

2026-10-06

Como Citar

Silva, B. M., Farias, J. C. S. de, & Silva, R. I. P. da. (2026). ESCOLA DE LÍDERES EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS: DIRETRIZES PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE GESTORES NO HUPAA-UFAL À LUZ DE PETER SENGE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31159

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.