ETNOZOOLOGIA E CONSERVAÇAO NA CAATINGA: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE DO ÚNICO BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.30956

Palavras-chave:

Etnozoologia, Caatinga, Conservação Biocultural, Semiárido, Sustentabilidade

Resumo

A Caatinga, bioma que só existe no Brasil, tem uma biodiversidade rica e muitos animais que só vivem lá. Mas a Caatinga enfrenta grandes ameaças sociais e ambientais por causa de atividades humanas feitas no passado e no presente. A Etnozoologia aparece como uma ciência que ajuda a conservar a Caatinga, recuperando e valorizando os conhecimentos locais sobre a fauna. Este estudo quer discutir quais instrumentos, ações e políticas públicas são necessários para conservar a Caatinga, juntando o saber etnozoológico, a educação ambiental, as Unidades de Conservação e a legislação. Para isso, fizemos uma revisão narrativa da literatura, utilizando uma abordagem descritiva-exploratória e qualitativa. Analisamos artigos científicos e leis que falam sobre as interações entre humanos e a fauna, e os impactos ambientais no semiárido brasileiro. Os resultados mostram que a maioria dos estudos etnozoológicos ainda apenas descreve usos, como zooterapia e caça. Falta muita abordagem prática e participativa para conservar a Caatinga. Concluímos que proteger a Caatinga de verdade exige acabar com a fragmentação das políticas públicas, juntando a lei de proteção, fortalecendo as Unidades de Conservação de Proteção Integral, promovendo a educação ambiental crítica e envolvendo as comunidades tradicionais como atores ativos no monitoramento e manejo da fauna.

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leoneide Magalhães Santos, Universidade do Estado da Bahia

    Discente pós-graduação, Universidade do Estado da Bahia - UNEB), BA, Brasil. 

     

  • Ana Paula Penha Guedes, Universidade do Estado da Bahia

    Orientadora. Professora da Universidade do Estado da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. 

  • Edemir Barbosa dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

    Discente pós-graduação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), BA, Brasil.

  • Matheus Guimarães Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Discente pós-graduação, Universidade do Estado da Bahia - UNEB), BA, Brasil.

Downloads

Publicado

2026-10-15

Como Citar

Santos, L. M., Guedes, A. P. P., Santos, E. B. dos, & Silva, M. G. (2026). ETNOZOOLOGIA E CONSERVAÇAO NA CAATINGA: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE DO ÚNICO BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.30956

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.