SINERGIA CULTURAL E ARQUITETÔNICA: PROPOSTA DE RESGATE DA VERNACULIDADE NO SEMIÁRIDO DE PARELHAS-RN

Autores

  • Ilany Kyusca da Silva Azevedo
  • Lizia Agra Villarim

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22838

Palavras-chave:

Vernaculidade. Semiárido. Identidade Territorial.

Resumo

Esse artigo buscou analisar como a sinergia entre cultura e arquitetura pode contribuir para o resgate da vernaculidade no semiárido de Parelhas-RN, considerando sua relevância para a preservação da identidade territorial. A metodologia adotada consistiu em pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico, registro fotográfico, observação direta e mapeamento preliminar de edificações tradicionais. Os resultados encontrados mostraram a presença de técnicas construtivas como taipa, alvenaria de pedra, telhas cerâmicas artesanais, paredes espessas e soluções passivas de conforto ambiental ainda preservadas na região, embora acompanhadas de um processo crescente de descaracterização provocado pela adoção de tipologias padronizadas e materiais industrializados. A análise indicou também a existência de exemplares híbridos que combinam saberes tradicionais com adaptações contemporâneas, revelando tensões entre manutenção cultural e modernização urbana. Como conclusão, o estudo demonstrou que o resgate da arquitetura vernacular é essencial para o fortalecimento da identidade local, para a sustentabilidade territorial e para o desenvolvimento de propostas arquitetônicas compatíveis com o clima semiárido, além de apontar a necessidade de políticas públicas que promovam preservação, valorização e continuidade dos saberes construtivos regionais.

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Biografia do Autor

Ilany Kyusca da Silva Azevedo

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduanda em Arquitetura e Patrimônio.

Lizia Agra Villarim

Orientadora: Profa. Dra.

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

Azevedo, I. K. da S., & Villarim, L. A. (2025). SINERGIA CULTURAL E ARQUITETÔNICA: PROPOSTA DE RESGATE DA VERNACULIDADE NO SEMIÁRIDO DE PARELHAS-RN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 685–699. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22838