MANEJO COMUNITÁRIO DE RECURSOS NATURAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Francisco Igo Leite Soares Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Ernélison Angly da Silva Santos Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Helton Luis Nina Lameira Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4532

Palavras-chave:

Economia florestal. Sustentabilidade. Populações tradicionais.

Resumo

A ascensão do modelo mercadológico baseado no acúmulo de capital, e na exploração dos recursos naturais de forma não sustentável, tem provocado mudanças significativas na vida dos povos tradicionais, indígenas, quilombolas e pequenos agricultores familiares no Brasil, e, sobretudo, na região Amazônica. Assim, este trabalho tem por objetivo evidenciar o contexto do manejo florestal comunitário – MFC, a partir de diretrizes legais e das políticas públicas de fortalecimento as cadeias produtivas deste setor.  Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma revisão de literatura baseada em artigos de periódicos que abordam a temática. Desse modo, verifica-se que um esforço conjunto entre os entes federados e a sociedade civil organizada, resultou na criação de Unidades de Conservação (UC), e na implementação de Planos de Manejo Comunitário Familiar - PMCF, com vistas a conservar os recursos florestais (madeireiros e não-madeireiros), desenvolver alternativas econômicas viáveis para as populações tradicionais, bem como, promover o desenvolvimento sustentável a partir do manejo comunitário de recursos naturais. Apesar disso, o MFC ainda enfrenta grandes desafios que vão desde a falta de regularização fundiária e linhas de créditos específicas até a vulnerabilidade na assistência técnica florestal e escala de produção. Portanto, o MFC tem perspectivas favoráveis para continuar a se desenvolver e tornar-se uma legítima fonte de produtos florestais.

Biografia do Autor

Francisco Igo Leite Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Ciências Ambientais (PPGSND- Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa). Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás (Unp). Graduação em Ciências Contábeis (UERN). E-mail: igoleite.fas@gmail.com

Ernélison Angly da Silva Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Ciências Ambientais (PPGSND-  Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa). Mestrado em Ciências Ambientais (UFPA. Licenciado Pleno em Ciências Biológicas (UFPA)

Helton Luis Nina Lameira , Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Ciências Ambientais (PPGSND- Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa). Mestrado em ciências ambientais (UFOPA). Graduado em Engenharia Física (Ufopa)

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Soares, . F. I. L. ., Santos, . E. A. da S. ., & Lameira , H. L. N. . (2022). MANEJO COMUNITÁRIO DE RECURSOS NATURAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 93–109. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4532