CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA ASFÁLTICA DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: UM ESTUDO PARA CONVÊNIO COM O DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO PARANÁ NA REFORMA E RECUPERAÇÃO DE PÁTIOS DAS UNIDADES POLICIAIS MILITARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.28502

Palavras-chave:

Infraestrutura asfáltica. Manutenção. Reforma de pátios. Segurança Pública Viária. Suporte orçamentário. Preservação de vidas.

Resumo

O presente artigo propõe a criação de um programa de infraestrutura asfáltica da Polícia Militar do Paraná, em cooperação com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, voltado à recuperação, manutenção e reforma dos pátios das unidades policiais militares. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da cooperação administrativa, eficiência e transversalidade institucional, com base na Lei Federal nº 14.133/2021 e na Lei Estadual nº 21.352/2023. Utilizou-se o método hipotético-dedutivo, com abordagem descritiva e exploratória, mediante pesquisa bibliográfica, análise de dados institucionais e entrevista semiestruturada com representante do DER/PR. Os resultados indicaram viabilidade jurídica, administrativa e orçamentária para a execução integrada das obras, bem como potencial incremento à eficiência operacional e à segurança viária, mediante ações preventivas desenvolvidas pela PMPR em contrapartida institucional.

72 29

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Paulo Cantador, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Graduação em Curso de Formação de Oficiais da PMPR (2004). Mestrado em Engenharia Biomédica PPGEb. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2026).  Assessor Policial Militar do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. Major QOEM PM da Polícia Militar do Paraná.

  • Camile Mohr, Polícia Militar do Paraná

    Bacharel de Educação Física PUCPR (2011).  Especialização em Direito Militar e Segurança Pública (2024) Centro Universitário Nelson Akiyoshi – CeUnina. Auxiliar técnica da Assessoria Policial militar do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná. Soldado QP PM da Polícia Militar do Paraná.

Downloads

Publicado

2026-06-26

Como Citar

Cantador, F. P., & Mohr, C. (2026). CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA ASFÁLTICA DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: UM ESTUDO PARA CONVÊNIO COM O DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO PARANÁ NA REFORMA E RECUPERAÇÃO DE PÁTIOS DAS UNIDADES POLICIAIS MILITARES. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(6), 1-21. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.28502

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.