A ESPETACULARIZAÇÃO DA CRIMINALIDADE FEMININA: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NOS CASOS SUZANE VON RICHTHOFEN E ELIZE MATSUNAGA

Autores

  • Danielle Gomes Nogueira da Silva FIMCA
  • Kesia Ronkoski das Neves FIMCA
  • Rayla Beatriz Araujo Lacerda FIMCA
  • Vinicius Rocha de Almeida FIMCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26420

Palavras-chave:

Espetacularização. Criminalidade feminina. Mídia. Estereótipos de gênero. Presunção de inocência.

Resumo

A presente pesquisa analisa a espetacularização da criminalidade feminina a partir da cobertura midiática dos casos Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga, investigando de que forma a mídia contribuiu para a construção da imagem da mulher criminosa perante a sociedade. Fundamentada na criminologia crítica e feminista, a pesquisa examina como estereótipos de gênero como 'mulher fria', 'monstro materno' e femme fatale foram mobilizados pela imprensa para construir narrativas sensacionalistas que ultrapassaram o campo informativo, influenciando a opinião pública e comprometendo garantias constitucionais como a presunção de inocência e o direito à imagem. O estudo adota abordagem qualitativa, com método dialético e dedutivo, utilizando revisão bibliográfica e documental como técnicas de coleta de dados. A análise revela que o tratamento midiático diferenciado entre homens e mulheres autoras de crimes evidencia uma seletividade simbólica e punitiva, na qual a transgressão feminina é duplamente penalizada: juridicamente e socialmente. Conclui-se que a espetacularização midiática serve como mecanismo de controle social patriarcal, reforçando normas de gênero e comprometendo a legitimidade do sistema penal democrático, sendo urgente a formulação de práticas jornalísticas e jurídicas mais equitativas e responsáveis.

476 568

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danielle Gomes Nogueira da Silva, FIMCA

    Acadêmica do 9° período de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA.

  • Kesia Ronkoski das Neves, FIMCA

    Acadêmica do 9° período de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA.

  • Rayla Beatriz Araujo Lacerda, FIMCA

    Acadêmica do 9° período de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA.

  • Vinicius Rocha de Almeida, FIMCA

    Professor Orientador. Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da justiça pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professor vinculado ao Departamento de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA. Advogado.

Downloads

Publicado

2026-05-11

Como Citar

Silva, D. G. N. da, Neves, K. R. das, Lacerda, R. B. A., & Almeida, V. R. de. (2026). A ESPETACULARIZAÇÃO DA CRIMINALIDADE FEMININA: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NOS CASOS SUZANE VON RICHTHOFEN E ELIZE MATSUNAGA . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(5), 1-24. https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26420

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.