DIREITOS E GARANTIAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COM AMPARO NOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Heverton Ferreira de Oliveira Veni Creator Christian University image/svg+xml
  • Eloy Pereira Mendes Junior Veni Creator Christian University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10775

Palavras-chave:

Direitos. Criança. Adolescente. e Direitos Humanos.

Resumo

O presente artigo traz como tema “Direitos e Garantias da Criança e do Adolescente com Amparo nos Direitos Humanos”, e como a violação dos direitos e garantias da criança e do adolescente no cenário nacional afeta o desenvolvimento? Tendo como finalidade inicial trazer dados da violência sofrida contra as crianças e adolescentes em todo território da federação brasileira, evidenciando assim, uma terrível violação dos direitos e garantias das crianças e adolescentes, causando, nessas vítimas, traumas irreparáveis e maculando a pureza e a inocência dessas crianças e adolescentes vitimizadas. Ato contínuo, será analisado de maneira especial, como órgão garantidor dos direitos da criança e do adolescente, o (ECA) “Estatuto da Criança e do Adolescente” criado pela Lei Federal n.º 8.069 de 13 de julho de 1990, além da Constituição Federal como órgão que também atua nas garantias das crianças e adolescentes brasileiras. Será abordado ainda, a visão e atuação dos Direitos Humanos nos crimes de violência contra criança e adolescente no Brasil. Por fim, será elencada algumas sugestões para que esses direitos e garantias sejam, de fato, aplicados de maneira efetiva e eficaz em favor da criança e do adolescente brasileiro; Verificou-se como principal resultado que a violência e as violações dos direitos e garantias da criança e do adolescente vem causando grandes danos, devendo em suma existir uma maior atenção por parte do poder público para que existam politicas públicas objetivando uma minimização das violações dos direitos e garantias positivadas no ordenamento jurídico brasileiro, onde as instituições responsáveis pela aplicabilidade exerçam suas incumbências e conscientização da sociedade para que venha a cobrar tal efetividade. O método de pesquisa utilizado foi o exploratório bibliográfico e documental, utilizando de obras sobre o tema, além de documentos disponibilizados em site de órgãos, utilizando desta forma tanto a abordagem qualitativa, quanto a abordagem quantitativa.

503 787

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heverton Ferreira de Oliveira, Veni Creator Christian University

    Mestrando em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, no ano de 2020. Graduado em Direito pela (AESGA), no ano de 2017. 

  • Eloy Pereira Mendes Junior, Veni Creator Christian University

    Pós-doutor em direito pela PUC-MG (2018). Doutor em direito empresarial pela UFMG (2007), mestre (2002) e especializações (direito interdisciplinar). Foi bolsista da CAPES em estágio doutoral na Universidade Clássica de Lisboa (2005) e como professor pesquisador da FUNDEP-UFMG em 2013.Avaliador de cursos de direito pelo INEP-MEC (desde 2010). Professor titular do doutorado, mestrado e graduação em direito da Universidade de Itaúna (desde 2011). Foi professor titular na graduação e especializações de diversas IES. Experiência acadêmica na área de direito privado, com ênfase em direito empresarial e em direitos humanos. 

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Oliveira, H. F. de, & Mendes Junior, E. P. (2023). DIREITOS E GARANTIAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COM AMPARO NOS DIREITOS HUMANOS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(7), 1865-1887. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10775

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.