DESAFIOS E PESPECTIVAS NA APLICAÇÃO DA LEI DA ESCUTA PROTEGIDA: REVITIMAZAÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

Autores

  • Marcelo Serrão de Araújo Uninorte
  • Luana Freires Xavier Uninorte
  • Mariney Andrade Mourão Uninorte
  • Wilian Sapito dos Santos Torres Júnior Uninorte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19804

Palavras-chave:

Crianças e Adolescentes. Escuta Protegida. Lei nº 13.431/2017. Proteção Integral. Revitimização.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios e as perspectivas na aplicação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) para a prevenção da revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A violência infantojuvenil é uma grave violação dos direitos humanos e exige respostas adequadas por parte do sistema de justiça e da rede de proteção social. A pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, abordando conceitos de violência, proteção integral, escuta especializada, depoimento especial e revitimização. A escuta protegida representa um avanço significativo na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, buscando assegurar um atendimento humanizado, respeitoso e livre de práticas revitimizadoras. No entanto, sua efetiva implementação enfrenta obstáculos como a insuficiência de capacitação dos profissionais envolvidos, a precariedade da infraestrutura física nas instituições, a resistência cultural dentro do sistema de justiça e segurança pública e a ausência de protocolos padronizados entre municípios e estados. Além disso, destaca-se a dificuldade de aplicação da lei em áreas remotas e vulneráveis. A superação desses desafios requer esforços contínuos de capacitação, sensibilização, investimento em infraestrutura e fortalecimento da rede de proteção. Conclui-se que a plena efetividade da Lei nº 13.431/2017 é imprescindível para assegurar a proteção integral e a prioridade absoluta dos direitos infantojuvenis, promovendo um sistema de justiça mais humanizado e comprometido com a dignidade das vítimas de violência. O aprimoramento das práticas institucionais é fundamental para garantir que a escuta de crianças e adolescentes seja realizada de maneira ética, segura e respeitosa.

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Biografia do Autor

Marcelo Serrão de Araújo, Uninorte

Discente do curso de direito. Instituição de Ensino Uninorte.

Luana Freires Xavier, Uninorte

Discente do curso de direito. Instituição de Ensino Uninorte.

Mariney Andrade Mourão, Uninorte

Discente do curso de direito. Instituição de Ensino Uninorte. 

Wilian Sapito dos Santos Torres Júnior, Uninorte

Professor Especialista em Direito e Horista do Centro Universitário do Norte – Uninorte.

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Publicado

2025-06-18

Como Citar

Araújo, M. S. de, Xavier, L. F., Mourão, M. A., & Torres Júnior, W. S. dos S. (2025). DESAFIOS E PESPECTIVAS NA APLICAÇÃO DA LEI DA ESCUTA PROTEGIDA: REVITIMAZAÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3910–3931. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19804