MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AÇÕES HUMANAS: A EFETIVIDADE DA PROTEÇÃO JURÍDICA DOS BIOMAS NO DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO

Autores/as

  • Maria Eduarda Pereira Santos Universidade de Gurupi
  • Esley Porto Universidade Federal da Paraíba image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31196

Palabras clave:

Mudanças climáticas, Efetividade jurídica, Biomas brasileiros, Litigância climática, Proteção socioambiental

Resumen

Este artigo analisa os reflexos das atividades antrópicas nas dinâmicas climáticas contemporâneas, investigando o nível de resolutividade do Direito Ambiental brasileiro na preservação dos biomas nativos. Diante do descompasso entre a densidade normativa nacional e os índices de degradação da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica, o estudo investiga em que medida os instrumentos jurídicos e a atuação do Poder Judiciário conseguem conter os danos ecológicos globais. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, estruturada por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental da legislação, de relatórios científicos (IPCC) e de precedentes do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Os resultados revelam que, embora o país disponha de um arcabouço protetivo sofisticado — ancorado no artigo 225 da Constituição Federal —, sua aplicação prática é severamente comprometida por gargalos estruturais, como a escassez fiscalizatória, morosidade administrativa e pressões econômicas desproporcionais. Conclui-se que o enfrentamento da crise climática nos biomas exige a superação do formalismo jurídico, demandando o fortalecimento urgente dos órgãos de controle e a consolidação da litigância climática como mecanismo de superação de omissões estatais.

0 0

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Eduarda Pereira Santos, Universidade de Gurupi

    Autor. Graduanda do 10º período do curso de Direito da Universidade de Gurupi (UNIRG).

  • Esley Porto, Universidade Federal da Paraíba

    Orientador.Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de concentração “Teorias Jurídicas Contemporâneas”. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Ciência Política pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela UFCG. Graduado em Direito, Letras e História. Professor da Universidade de Gurupi (UnirG) e da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Publicado

2026-10-16

Cómo citar

Santos, M. E. P., & Porto, E. (2026). MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AÇÕES HUMANAS: A EFETIVIDADE DA PROTEÇÃO JURÍDICA DOS BIOMAS NO DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-19. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31196

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.