A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA NO DIREITO PENAL BRASILEIRO: LACUNAS LEGISLATIVAS E DESAFIOS PARA A PROTEÇÃO INTEGRAL

Autores/as

  • Julia Martins Vieira Leite Borges University of Gurupi image/svg+xml
  • Marco Antonio Alves Bezerra Universidade de Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.29716

Palabras clave:

Violência psicológica, Direito Penal, Art, 147-B. Integridade psíquica, Tutela penal

Resumen

O presente artigo analisa a violência psicológica no Direito Penal brasileiro, com ênfase na evolução normativa da proteção da integridade psíquica, no alcance do art. 147-B do Código Penal e na discussão acerca de eventuais insuficiências da tutela penal existente. A pesquisa parte da distinção entre a violência psicológica como fenômeno social e jurídico amplo e o crime de violência psicológica contra a mulher, introduzido pela Lei nº 14.188/2021. Examina-se também a alteração promovida pela Lei nº 15.123/2025, que estabeleceu causa de aumento de pena quando o delito é praticado mediante inteligência artificial ou outro recurso tecnológico capaz de alterar imagem ou som da vítima. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa e exploratória, com análise de legislação, doutrina, jurisprudência e produção científica. Conclui-se que a inexistência de um tipo penal geral de violência psicológica não equivale automaticamente à ausência de proteção jurídica, pois determinadas condutas podem subsumir-se a outros delitos, como ameaça, constrangimento ilegal, perseguição e crimes contra a honra. A eventual ampliação da tutela penal exige demonstração concreta de déficit de proteção e observância dos princípios da legalidade, taxatividade, ofensividade, subsidiariedade, fragmentariedade e intervenção mínima.

0 0

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Julia Martins Vieira Leite Borges, University of Gurupi

    Bacharelanda em Direito UNIRG- Universidade de Gurupi. 

  • Marco Antonio Alves Bezerra, Universidade de Gurupi

    Orientador. Bacharel em Direito-Mestre em Direito - Procurador de Justiça da 11ª Procuradoria do MPE-TO UNIRG-Universidade de Gurupi.

Publicado

2026-10-01

Cómo citar

Borges, J. M. V. L., & Bezerra, M. A. A. (2026). A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA NO DIREITO PENAL BRASILEIRO: LACUNAS LEGISLATIVAS E DESAFIOS PARA A PROTEÇÃO INTEGRAL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.29716

Artículos más leídos del mismo autor/a

1-10 de 13

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.