PREVENÇÃO E MANEJO DO ENGASGO EM IDOSOS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE

Autores/as

  • Renan Scandian Aguiar MULTIVIX
  • Guido Moura Faccin MULTIVIX
  • João Pedro M. Seibert MULTIVIX
  • Daniel Santos Nunes MULTIVIX
  • Júlio César Monteiro Carvalho MULTIVIX
  • Walace Fraga Rizo MULTIVIX

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23604

Palabras clave:

Educação em Saúde. Engasgo. Idosos. Manobra de Heimlich. Prevenção de Acidentes.

Resumen

O engasgo é uma das emergências mais frequentes entre idosos e pode levar à asfixia e morte se não for reconhecido e tratado rapidamente. A falta de conhecimento sobre como agir nessas situações ainda é um problema comum. O objetivo foi promover educação em saúde voltada à prevenção e ao manejo correto do engasgo em idosos. A metodologia baseou-se na intervenção educativa com ação extensionista. Sendo realizada no Centro Municipal Bolívar de Abreu, em Cachoeiro de Itapemirim/ES, com abordagem direta a idosos e cuidadores. A ação contou com a participação de 21 idosos. Dos entrevistados, 42,9% já haviam presenciado um episódio de engasgo; 52,4% dos participantes relataram desconhecer a forma correta de agir em um engasgo e 66,7% não sabiam da existência da Manobra de Heimlich. Após a ação, 71,4% mostraram-se mais seguros para realizar o procedimento em uma emergência. A ação educativa demonstrou impacto positivo na ampliação do conhecimento sobre o manejo da obstrução da via aérea por corpo estranho (OVACE), especialmente quanto à importância da Manobra de Heimlich. Evidencia-se que ações em espaços públicos são estratégias eficazes para promover a conscientização, reforçando o papel dos profissionais e estudantes da saúde na disseminação de informações acessíveis sobre o suporte básico de vida, contribuindo para a prevenção da mortalidade por engasgo.

610 460

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renan Scandian Aguiar, MULTIVIX

    Acadêmico do curso de Medicina – Multivix Cachoeiro de Itapemirim/ES.

  • Guido Moura Faccin, MULTIVIX

    Acadêmico do curso de Medicina – Multivix Cachoeiro de Itapemirim/ES. 

  • João Pedro M. Seibert, MULTIVIX

    Acadêmico do curso de Medicina – Multivix Cachoeiro de Itapemirim/ES.

  • Daniel Santos Nunes, MULTIVIX

    Acadêmico do curso de Medicina – Multivix Cachoeiro de Itapemirim/ES.

  • Júlio César Monteiro Carvalho, MULTIVIX

    Acadêmico do curso de Medicina – Multivix Cachoeiro de Itapemirim/ES. 

  • Walace Fraga Rizo, MULTIVIX

    Doutor em Ciências, Universidade de São Paulo USP/RP – Docente do curso de Medicina Multivix Cachoeiro de Itapemirim/ES.  

Publicado

2026-01-09

Cómo citar

Aguiar, R. S., Faccin, G. M., Seibert, J. P. M., Nunes, D. S., Carvalho, J. C. M., & Rizo, W. F. (2026). PREVENÇÃO E MANEJO DO ENGASGO EM IDOSOS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(1), 1-11. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23604

Artículos más leídos del mismo autor/a

1-10 de 36

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.