ALIMENTAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA PARA GATOS

Autores

  • Vitoria Vilas Boas da Silva Bomfim Centro Universitário Jorge Amado.
  • Daniel Jonathan Medvedovsky Alba  Centro Universitário UNIFTC
  • Edenilze Teles Romeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Edenilze Teles Romeiro Centro Universitário Brasileiro
  • Eryvelton de Souza Franco Centro Universitário Brasileiro
  • Ana Carolina Messias de Souza Ferreira da Costa  Centro Universitário Brasileiro.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9979

Palavras-chave:

Alimentação pós-operatória. Recuperação. Nutrição de gatos.

Resumo

O artigo aborda a importância da alimentação pós-operatória para gatos, destacando sua influência na recuperação e no bem-estar dos animais após procedimentos cirúrgicos. O objetivo do estudo é analisar os efeitos da alimentação nesse período, considerando aspectos como a recuperação, a ingestão alimentar, o estado nutricional, a resposta imunológica e os desafios e recomendações para sua implementação. A introdução apresenta a relevância do tema, destacando a importância da alimentação adequada para promover a cicatrização de feridas, fortalecer o sistema imunológico e prevenir complicações. A metodologia descreve a abordagem de revisão bibliográfica adotada, com a análise de estudos científicos e informações atualizadas sobre o assunto. Os resultados revelam o impacto positivo da alimentação pós-operatória na recuperação dos gatos, mostrando que uma dieta nutricionalmente balanceada contribui para uma cicatrização adequada, a recuperação muscular e óssea, a proteção contra infecções e a manutenção do estado nutricional. Além disso, é discutido o efeito da dieta na ingestão alimentar e apetite dos gatos, ressaltando a importância de oferecer alimentos palatáveis e adaptados às necessidades individuais de cada animal. A avaliação da composição nutricional ideal para a alimentação pós-operatória é discutida, destacando a importância dos nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas de qualidade. Também são comparadas diferentes estratégias alimentares pós-operatórias, considerando restrições específicas e recomendações para superar desafios como baixo apetite e náuseas.

Por fim, é abordada a influência da alimentação pós-operatória na resposta imunológica e no estado nutricional dos gatos, enfatizando a importância de uma dieta equilibrada para fortalecer o sistema imunológico, prevenir infecções e promover uma recuperação saudável. O artigo conclui que a alimentação pós-operatória em gatos requer cuidados individualizados, adaptados às necessidades específicas de cada animal. A oferta de alimentos palatáveis, a monitorização do progresso e a colaboração com veterinários são fundamentais para garantir uma recuperação eficaz e o bem-estar dos gatos nesse período crítico.

Biografia do Autor

Vitoria Vilas Boas da Silva Bomfim, Centro Universitário Jorge Amado.

Centro Universitário Jorge Amado.

Daniel Jonathan Medvedovsky Alba,  Centro Universitário UNIFTC

 Centro Universitário UNIFTC. 

Edenilze Teles Romeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Edenilze Teles Romeiro, Centro Universitário Brasileiro

Centro Universitário Brasileiro. 

Eryvelton de Souza Franco, Centro Universitário Brasileiro

Centro Universitário Brasileiro.

Ana Carolina Messias de Souza Ferreira da Costa ,  Centro Universitário Brasileiro.

 Centro Universitário Brasileiro.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Bomfim, V. V. B. da S., Alba, D. J. M., Romeiro, E. T., Romeiro, E. T., Franco, E. de S., & Costa , A. C. M. de S. F. da. (2023). ALIMENTAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA PARA GATOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2262–2274. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9979