ABCESSO CEREBRAL CRÔNICO POR CHAGAS A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO POR IMAGENS- UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Gustavo Coimbra Barros Estacio Juazeiro, Bahia
  • Americo mota Estacio Juazeiro, Bahia
  • Aquino Santana Estacio Juazeiro, Bahia
  • Rafael Valois Estacio Juazeiro, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.9924

Palavras-chave:

Chagas. Abcesso Cerebral. Imagens e Diagnostico.

Resumo

O abcesso cerebral crônico por Chagas é uma complicação rara e grave da doença de Chagas causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. O diagnóstico precoce desempenha um papel crucial no tratamento e na sobrevida do paciente. Este artigo destaca a importância do diagnóstico por imagens, como a ressonância magnética (RM) e a tomografia computadorizada (TC), na identificação e caracterização desses abcessos cerebrais crônicos, fornecendo informações essenciais para o planejamento adequado do tratamento. Foi realizado uma revisão literatura nas Bases de dados científicas, como PubMed e Scielo, foram incluídos estudos publicados em inglês e português, no período de 2010 a 2023, que abordassem o abcesso cerebral crônico por Chagas e seu diagnóstico por imagens. Os resultados obtidos foram sintetizados e discutidos, enfatizando a importância do diagnóstico por imagens na identificação e avaliação precisa dos abcessos cerebrais crônicos por Chagas.

Biografia do Autor

Gustavo Coimbra Barros, Estacio Juazeiro, Bahia

Estácio Juazeiro, Brasil  

Americo mota, Estacio Juazeiro, Bahia

Estácio Juazeiro, Brasil Orcid: (https://orcid.org/0000000304778330. 

Aquino Santana, Estacio Juazeiro, Bahia

Estácio Juazeiro, Brasil Orcid: https://orcid.org/0000000188879264. 

Rafael Valois, Estacio Juazeiro, Bahia

Estácio Juazeiro, Brasil Orcid: (https://orcid.org/0000000178714175. 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Barros, G. C., Mota, A., Santana, A., & Valois, R. (2023). ABCESSO CEREBRAL CRÔNICO POR CHAGAS A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO POR IMAGENS- UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1115–1119. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.9924