A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA COMERCIAL DO MÉDICO VETERINÁRIO DIANTE DA COMPETITIVIDADE DO MERCADO AGROPECUÁRIO

Autores

  • Wanderson Alves de Moura Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal – UNINASSAU
  • Acsa Otto Luxinger Centro Universitário Maurício de Nassau Cacoal UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9890

Palavras-chave:

Estratégia comercial. Médico veterinário. Agronegócio.

Resumo

O objetivo geral desta investigação foi ressaltar a importância da estratégia comercial do médico veterinário que se propõe a atuar como consultor técnico, levando em consideração os desafios cada dia mais agressivos dado a expansão acelerada do agronegócio no Brasil nos último anos. Foi aplicado um questionário composto por oito perguntas aos seguintes grupos de pessoas: lojistas, profissionais do setor de compras, balconistas e médicos veterinários responsáveis técnicos de estabelecimentos do agrocomércio de diferentes cidades do Estado de Rondônia. Este estudo contou com a colaboração de 72 pessoas atuantes em redes interestaduais, intermunicipais e estabelecimentos comerciais independentes. A pesquisa indica que a maioria dos entrevistados são balconistas (68,1%) e consideram o conhecimento sobre os produtos (79,2%) como motivação para indicá-los aos consumidores finais. As informações fornecidas pelas indústrias veterinárias sobre benefícios e aplicabilidade dos seus produtos ocorrem esporadicamente (59,7%). Os entrevistados preferem receber instruções por meio de visitas técnicas (66,7%). Um dado que se pôde observar na rotina do consultor técnico, é a pouca atenção dispensada àqueles produtos que não tiveram giro entre os ciclos de visitas. Ficou demonstrado que um plano de ação enfático para alavancar visibilidade e consequente venda destes produtos parados em estoque, fica aquém do esperado, sendo que as atitudes alternativas para mudar este panorama acontecem raramente (47,2%) ou nunca (5,6%). A leitura das bulas e rótulos dos produtos é incentivada por 51,4% dos consultores técnicos, em contrapartida apenas 50% deles demonstram preocupação com a exposição e organização dos produtos do seu portifólio nos pontos de venda. Os vermífugos foram apontados como a classe de fármacos mais procurada (36,1%). As informações coletadas ressaltam a necessidade de aperfeiçoamento em várias áreas do setor da indústria do agronegócio no tocante ao preparo do profissional que atuará como seu embaixador. Esses resultados oferecem insights valiosos para os fabricantes, representantes e demais profissionais do setor do agronegócio, destacando áreas de atenção e oportunidades de aprimoramento. Para um olhar mais amplo, é importante considerar as particularidades regionais e contextuais, além da realização de pesquisas e estudos adicionais para a obtenção de uma visão mais delineada das necessidades e preferências do mercado agropecuário.

Biografia do Autor

Wanderson Alves de Moura, Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal – UNINASSAU

Graduando do Curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal – UNINASSAU.

Acsa Otto Luxinger, Centro Universitário Maurício de Nassau Cacoal UNINASSAU

Professora Mestre do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau Cacoal UNINASSAU.

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Moura, W. A. de, & Luxinger, A. O. (2023). A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA COMERCIAL DO MÉDICO VETERINÁRIO DIANTE DA COMPETITIVIDADE DO MERCADO AGROPECUÁRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1552–1564. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9890