A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE A PORTADORES DE HIPERTENSÃO E DIABETES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Sandy Conceição dos Santos Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Karenn Fernanda Silva Delmondes Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Ibsen Assis Silva Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Juliana Silva Raposo Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • João Victor Aguiar Clementino Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Alan Ferreira Correa Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Rayana Aleixo de Almeira Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Luana da Silva Leite Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Maria Eduarda Ribeiro Silva Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Juliana Soares Rodrigues Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Thainara Rosalves de Almeida Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Aldenmon Arrais Ribeiro Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Marcelo Rodrigues Souza Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Rogério Alves Antunes Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
  • Cleber Queiroz Leite Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9839

Palavras-chave:

Hipertensão Arterial. Educação em Saúde. Diabetes Mellitus. Intervenção.

Resumo

As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) caracterizam-se como multifatoriais e causam danos a vários sistemas do organismo humano. É válido ressaltar que para as DCNTs existem vários fatores de risco que culminam para o aparecimento delas ao decorrer da vida, tais como gênero, etilismo, tabagismo, genética, raça, idade, alimentação inadequada, sedentarismo e dislipidemias. Desse modo, as literaturas mostram que os diversos tipos de DCNTs estão, geralmente, associados ao estilo de vida do indivíduo. Além da hipertensão e diabetes, fazem parte também do grupo das DCNTs as doenças respiratórias obstrutivas e neoplasias, doenças cerebrovasculares, dislipidemias e doenças cardiovasculares. No Brasil estima-se que a hipertensão arterial e o diabetes mellitus contribuem com cerca de 72% das mortes. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar a promoção de saúde por meio da educação em saúde voltada aos usuários da Unidade Básica de Saúde do bairro Planalto, em Redenção - PA. Diante disso, nota-se que as práticas de educação em saúde influenciam na adesão ao tratamento dos usuários, possibilitando a transmissão de informações sobre as patologias e o uso racional de medicamento, somado a isso, observa a contribuição à formação acadêmica dos estudantes de medicina, que puderam elucidar o conhecimento na prática diária. Assim, evidencia-se a importância da realização de atividades de educação em saúde à população, e que no ato de cuidar dos pacientes hipertensos e diabéticos não devemos focar nossas ações apenas nas patologias citadas, mas priorizar também a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

Biografia do Autor

Sandy Conceição dos Santos, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Karenn Fernanda Silva Delmondes, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Ibsen Assis Silva, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Juliana Silva Raposo, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

João Victor Aguiar Clementino, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Alan Ferreira Correa, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Rayana Aleixo de Almeira, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduando (a) em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Luana da Silva Leite, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Maria Eduarda Ribeiro Silva, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Juliana Soares Rodrigues, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Thainara Rosalves de Almeida, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Aldenmon Arrais Ribeiro, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Marcelo Rodrigues Souza, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Rogério Alves Antunes, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Cleber Queiroz Leite, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduado em Medicina pelo Centro Universitário São Lucas - UNISL e  Docente na Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR, pertecente ao Grupo AFYA de Redenção no Pará. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7847-1166. 

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Santos, S. C. dos, Delmondes, K. F. S., Silva, I. A., Raposo, J. S., Clementino, J. V. A., Correa, A. F., … Leite, C. Q. (2023). A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE A PORTADORES DE HIPERTENSÃO E DIABETES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 971–980. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9839