CUIDADOS INTEGRAIS COM O DOENTE EM FASE AVANÇADA DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.9816

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer. Idosos. Cuidadores familiares.

Resumo

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido através do método de estudo de caso. O estudo, objetivou compreender as exigências de cuidados requeridas do cuidador familiar para com o idoso com Alzheimer em fase avançada da doença. Desse modo, foram acompanhados três casos, e entrevistados seis cuidadores de idosos com doença de Alzheimer (DA) em fase avançada, sendo três cuidadores familiares e três cuidadores ocupacionais. A coleta desenvolveu-se por meio da observação direta com auxílio do diário de campo e de entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise temática proposta por Minayo (2014). Os resultados evidenciaram que o cuidado integral ao idoso com DA em fase avançada, constitui uma exigência para os cuidadores, apesar de ser oneroso. Desse modo, para se contrapor tais onerosidades, exige-se que o cuidador familiar/ocupacional tenha conhecimento, experiência cuidativa, criatividade, rede suporte de cuidados e sobre tudo, formação técnico-profissional. Sendo assim, o estudo concluiu que o ato de prestar cuidados integrais ao doente dependente com DA na fase avançada, gera dificuldades que acabam influenciando na qualidade de vida do doente e do próprio cuidador, por se tratar de uma tarefa desgastante física e emocionalmente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Venâncio Lukamba, Universidade de São Paulo – USP

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa  Catarina- UFSC – Brasil. Doutorando em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP. Docente no Departamento de Investigação em Enfermagem do Instituto Superior Politecnico da Caála- Angola.

Downloads

Publicado

2025-08-23

Como Citar

Lukamba, W. V. (2025). CUIDADOS INTEGRAIS COM O DOENTE EM FASE AVANÇADA DA DOENÇA DE ALZHEIMER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2635–2645. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.9816