ABORDAGEM EDUCACIONAL E CULTURAL DO SURDO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.977Palavras-chave:
Surdo. Educação. Bilíngue. Cultural. LIBRASResumo
Este trabalho busca realizar um estudo da Abordagem Educacional e Cultural do Surdo, fazendo um resgate da História do Surdo, pontuando os principais marcos da Educação dos Surdos no mundo e no Brasil, destacando o congresso de Milão, o qual mudou o rumo da educação dos surdos, disseminando o método oralista, método esse que desencadearam muitas críticas, visto negativamente por muitos especialistas, pois, não atendeu as necessidades dos surdos quanto a educação.O método oralista foi referencial assumido nas escolas do mundo todo, bem como as práticas vinculadas a ele. Enfatiza o ensino bilíngue como um programa educativo salvador, que utiliza duas línguas para ensinar. Traz o conceito que a filosofia bilíngue é de que os surdos formam uma comunidade, com culturas e línguas próprias, com isto o ensino bilíngue ganhou espaço e continua até os dias atuais. Esclarecem equívocos sobre a língua de sinais, sendo esta diferenciada de acordo com cada país. Faz um chamado para os educadores reavaliarem sua postura frente esse novo contexto educacional.
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