EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO DE CASO NA LOJA SUPER CHIQUE STORE NA CIDADE DE PALMAS-TO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9704Palavras-chave:
Empreendedorismo. Micro e Pequenas Empresas. Gestão Feminina.Resumo
A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) avaliou o Empreendedorismo Feminino em 2013 e constatou que as mulheres eram responsáveis por 52% das novas empresas no Brasil. Esse cenário é comum em países em desenvolvimento, onde as Micro e Pequenas Empresas geram emprego e renda significativos para a população. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar as principais características do Empreendedorismo Feminino que contribuíram para o crescimento da Super Chique Store, uma microempresa do ramo varejista na cidade de Palmas-TO. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa descritiva, e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com a empreendedora e funcionários da empresa. Os resultados obtidos permitiram a identificação de características do Empreendedorismo Feminino que foram aplicadas na gestão da Super Chique Store, tais como a capacidade de exercer múltiplos papéis e a conciliação entre a vida pessoal e profissional. Comparando com estudos anteriores, verificou-se que muitas das características inerentes às mulheres são aplicadas na gestão de empresas, contribuindo para o sucesso dos negócios. Essas conclusões podem ser úteis para outras mulheres empreendedoras que buscam orientações para iniciar ou expandir seus negócios no mercado atual.
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