EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO DE CASO NA LOJA SUPER CHIQUE STORE NA CIDADE DE PALMAS-TO

Autores

  • Luana Bezerra Barbosa Faculdade Serra do Carmo
  • Alan Barros Bitar Faculdade Serra do Carmo
  • Cejana Marques Borges Faculdade Serra do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9704

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Micro e Pequenas Empresas. Gestão Feminina.

Resumo

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) avaliou o Empreendedorismo Feminino em 2013 e constatou que as mulheres eram responsáveis por 52% das novas empresas no Brasil. Esse cenário é comum em países em desenvolvimento, onde as Micro e Pequenas Empresas geram emprego e renda significativos para a população. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar as principais características do Empreendedorismo Feminino que contribuíram para o crescimento da Super Chique Store, uma microempresa do ramo varejista na cidade de Palmas-TO. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa descritiva, e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com a empreendedora e funcionários da empresa. Os resultados obtidos permitiram a identificação de características do Empreendedorismo Feminino que foram aplicadas na gestão da Super Chique Store, tais como a capacidade de exercer múltiplos papéis e a conciliação entre a vida pessoal e profissional. Comparando com estudos anteriores, verificou-se que muitas das características inerentes às mulheres são aplicadas na gestão de empresas, contribuindo para o sucesso dos negócios. Essas conclusões podem ser úteis para outras mulheres empreendedoras que buscam orientações para iniciar ou expandir seus negócios no mercado atual.

Biografia do Autor

Luana Bezerra Barbosa, Faculdade Serra do Carmo

Graduanda 8 Periodo ((ultimo-formando) FASEC - Faculdade Serra do Carmo / Palmas-TO 

 

Alan Barros Bitar, Faculdade Serra do Carmo

Mestre Administração, UniHorizntes/MG. FASEC, Faculdade Serra do Carmo.

Cejana Marques Borges, Faculdade Serra do Carmo

Mestre em Gestão Desenvolvimento Regional-UFT, FASEC - Faculdade Serra do Carmo. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Barbosa, L. B., Bitar, A. B., & Borges, C. M. (2023). EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO DE CASO NA LOJA SUPER CHIQUE STORE NA CIDADE DE PALMAS-TO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1046–1057. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9704