VOLUNTARIADO CORPORATIVO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Leandro Bryk Fundação Comercio Alvares Penteado, FECAP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.967

Palavras-chave:

Educação Financeira, Programas de Voluntariado, Responsabilidade Social Corporativa.

Resumo

objetivo do presente artigo é apresentar a implantação, por uma Seguradora, no Brasil, de um programa de voluntariado para melhoria de educação financeira, premiado internacionalmente pela UNESCO. Trata-se de uma iniciativa composta por treinamentos ministrados por voluntários da seguradora que visa a instruir jovens de baixa renda em gestão do dinheiro e aumentar sua percepção sobre os ganhos para vida pessoal oriundos de decisões financeiras conscientes. Programas de voluntariado corporativo e Educação Financeira são relevantes no contexto do país. Além disto, poucos estudos descrevem mecanismos bem-sucedidos sobre como implementar tais temáticas. O presente relato baseou-se em observações participativas e entrevistas semiestruturadas com organizadores do programa. Como resultado, observou-se, em consonância com a literatura, que a participação de colaboradores em voluntariado contribui para a elevação do clima organizacional de uma empresa. Apesar disto, evidenciou-se que uma das problemáticas mais presentes em voluntariado em empresas é a falta de compromisso e perseverança potencialmente presentes e que podem prejudicar os resultados da iniciativa social. Por fim, o estudo aponta resultados positivos na percepção dos alunos sobre o programa e indica práticas empresariais que potencializam resultados em programas de voluntariado. O artigo, ao final, traz também recomendações para estudos futuros.

 

Biografia do Autor

Leandro Bryk , Fundação Comercio Alvares Penteado, FECAP, Brasil

Bacharel em Ciências Econômicas (Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil), especialista em Controladoria Estratégica (Fundação Comercio Alvares Penteado, FECAP, Brasil), mestre em Administração com ênfase em Finanças (Fundação Comercio Alvares Penteado, FECAP, Brasil)

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Bryk , L. . (2021). VOLUNTARIADO CORPORATIVO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 305–321. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.967