ANÁLISE COMPARADA DA CORREÇÃO DE REDAÇÕES PARA O ENEM UTILIZANDO O SOFTWARE “CIRA”: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA EEM MARIANO MARTINS, FORTALEZA, CEARÁ (PARTE I)

Autores

  • Antônia Janicélia Costa Rodrigues Universidad Del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9485

Palavras-chave:

Letramento Digital. Novo Ensino Médio. Redação Enem. Software CIRA.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar discussões dos resultados das análises comparadas realizadas entre a correção do professor e a de um software corretor de redação desenvolvido no Brasil denominado CIRA. As redações foram elaboradas por uma amostra de alunos de ensino médio de escola pública cearense que junto ao professor testaram a eficiência do referido software. A abordagem dessa pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada foi estudo de caso. Os resultados revelaram que o CIRA é um bom recurso tecnológico se seu uso estiver sob orientação de um professor de produção textual, pois foram identificadas falhas sérias em resultados das correções das redações pelo referido software que comprometem a avaliação da coerência das ideias no texto. Conclui-se que o corpo docente no intermédio da interação do estudante com o meio digital tem papel fundamental.

Biografia do Autor

Antônia Janicélia Costa Rodrigues, Universidad Del Sol

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol. Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Mariano Martins. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Rodrigues, A. J. C. (2023). ANÁLISE COMPARADA DA CORREÇÃO DE REDAÇÕES PARA O ENEM UTILIZANDO O SOFTWARE “CIRA”: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA EEM MARIANO MARTINS, FORTALEZA, CEARÁ (PARTE I). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 200–216. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9485