A PRÁTICA DA ESCRITA NA ESCOLA: PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO, LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15038Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Produção de Texto. Enem.Resumo
Esta pesquisa enfoca o desempenho dos alunos do Ensino Médio, em leitura e produção de texto, a visão e o trabalho dos professores em relação a leitura e a escrita. A pesquisa teve como objetivo geral compreender as limitações e as possibilidades vivenciadas no Ensino Médio de uma escola pública na Bahia como objetivos específicos: Verificar como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e as Diretrizes Curriculares para a área de linguagens vem contemplando a questão da importância da leitura, da escrita e a produção textual; Conhecer como os professores desenvolvem e aplicam atividades de produção de textos escolares em Redação e demais áreas de linguagem, de que maneira desenvolvem as metodologias de leitura e escrita, bem como dialogar sobre as limitações e possibilidades para essa prática no ensino médio; Descobrir se os alunos do Ensino Médio matutino e vespertino percebem a importância da leitura, da escrita e da produção textual para suas vidas; Investigar o porquê do baixo desempenho apresentados pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio nas produções de textos escolares. Para atingir esses objetivos traçados, utilizou-se o método de pesquisa de campo em uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamentos de dados. Os resultados foram organizados em tabelas e gráficos, submeti à análise das estatísticas descritiva e inferencial, visando a compreensão e o mapeamento do perfil característica e especifico do professor e do aluno, bem como sua compreensão, habilidades e competências de leitura, escrita e produção de textos. Esta pesquisa traz contribuições e inquietações para a área de linguagem, em razão da forma de como a leitura e a escrita são trabalhadas na escola especialmente, no Ensino médio fase final da educação básica à qual deve preparar o aluno para o acesso às outras etapas da formação (ENEM) do mesmo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY