A PRÁTICA DA ESCRITA NA ESCOLA: PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO, LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA

Autores

  • Adriana Mendes dos Santos Educaler College
  • Débora Araújo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15038

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Produção de Texto. Enem.

Resumo

Esta pesquisa enfoca o desempenho dos alunos do Ensino Médio, em leitura e produção de texto, a visão e o trabalho dos professores em relação a leitura e a escrita. A pesquisa teve como objetivo geral compreender as limitações e as possibilidades vivenciadas no Ensino Médio de uma escola pública na Bahia como objetivos específicos: Verificar como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e as Diretrizes Curriculares para a área de linguagens vem contemplando a questão da importância da leitura, da escrita e a produção textual; Conhecer como os professores desenvolvem e aplicam atividades de produção de textos escolares em Redação e demais áreas de linguagem, de que maneira desenvolvem as metodologias de leitura e escrita, bem como dialogar sobre as limitações e possibilidades para essa prática no ensino médio; Descobrir se os alunos do Ensino Médio matutino e vespertino percebem a importância da leitura, da escrita e da produção textual para suas vidas; Investigar o porquê do baixo desempenho apresentados pelos alunos do  3º ano do Ensino Médio nas produções de textos escolares. Para atingir esses objetivos traçados, utilizou-se o método de pesquisa de campo em uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamentos de dados. Os resultados foram organizados em tabelas e gráficos, submeti à análise das estatísticas descritiva e inferencial, visando a compreensão e o mapeamento do perfil característica e especifico do professor e do aluno, bem como sua compreensão, habilidades e competências de leitura, escrita e produção de textos. Esta pesquisa traz contribuições e inquietações para a área de linguagem, em razão da forma de como a leitura e a escrita são trabalhadas na escola especialmente, no Ensino médio fase final da educação básica à qual deve preparar o aluno para o acesso às outras etapas da formação (ENEM) do mesmo.

Biografia do Autor

Adriana Mendes dos Santos, Educaler College

Doutora em Ciências da Educação pela Educaler College - USA; Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia e Professora da Rede Municipal de Alagoinhas - BA.

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Santos, A. M. dos, & Leal, D. A. (2024). A PRÁTICA DA ESCRITA NA ESCOLA: PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO, LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3153–3169. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15038