O USO DO SOFTWARE BRAILLEAPP COMO FERRAMENTA DIGITAL NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Danubia Cristina Alves Reis Universidade Estadual do Maranhão
  • Claudia Rosane Moreira da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Helismar Medeiros dos Santos Universidade Estadual de São Paulo
  • Welberth Santos Ferreira Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-7141-9501

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17774

Palavras-chave:

Deficiência auditiva. Tecnologia assistiva. Educação inclusiva.

Resumo

Este relato de experiência é resultado do uso do software educacional Brailleapp, uma tecnologia assistiva utilizada durante o ano letivo escolar, com a aluna matriculada na sala de recursos multifuncional (SRM) com diagnóstico de deficiência visual (DV). Estudante do 7º ano do ensino fundamental na sala regular, em uma escola pública localizada na zona urbana no município do Maranhão, refere-se ao processo de alfabetização em código braille, por algumas metodologias e recursos digitais aplicados. Com isso, objetivou-se, compreender o software educacional BrailleApp apoiado em frequentes intervenções do exercício de escrita e leitura” presentes no software, e auxiliadas pelas ferramentas do “transcritor BR”. Reunimos registros de metodologias com software que reforce os atuais processos utilizados nos dias atuais para se alfabetizar alunos com deficiência visual em Braille, citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais - (PCNs, 1998), nas concepções sobre letramento e alfabetização para alunos com DV referendado por Domingues (2010) e no Manual de Acessibilidade Digital de Salton (2017), avaliando como necessários à compreensão sobre alfabetização e letramento dos alunos com Deficiência Visual. Por fim, reunimos as funções que mais se adequaram a realidade da aluna suprindo, assim, suas necessidades e diminuindo as barreiras que dificultavam a sua aprendizagem.

Downloads

Biografia do Autor

Danubia Cristina Alves Reis, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação Inclusiva, Universidade Estadual do Maranhão.

Claudia Rosane Moreira da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação Inclusiva, Universidade Estadual do Maranhão.

Helismar Medeiros dos Santos, Universidade Estadual de São Paulo

Doutorando em Educação para a Ciência, Universidade Estadual de São Paulo.

Welberth Santos Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Física, Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Reis, D. C. A., Silva, C. R. M. da, Santos, H. M. dos, & Ferreira, W. S. (2025). O USO DO SOFTWARE BRAILLEAPP COMO FERRAMENTA DIGITAL NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1383–1389. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17774