O USO DO SOFTWARE BRAILLEAPP COMO FERRAMENTA DIGITAL NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17774Palavras-chave:
Deficiência auditiva. Tecnologia assistiva. Educação inclusiva.Resumo
Este relato de experiência é resultado do uso do software educacional Brailleapp, uma tecnologia assistiva utilizada durante o ano letivo escolar, com a aluna matriculada na sala de recursos multifuncional (SRM) com diagnóstico de deficiência visual (DV). Estudante do 7º ano do ensino fundamental na sala regular, em uma escola pública localizada na zona urbana no município do Maranhão, refere-se ao processo de alfabetização em código braille, por algumas metodologias e recursos digitais aplicados. Com isso, objetivou-se, compreender o software educacional BrailleApp apoiado em frequentes intervenções do exercício de escrita e leitura” presentes no software, e auxiliadas pelas ferramentas do “transcritor BR”. Reunimos registros de metodologias com software que reforce os atuais processos utilizados nos dias atuais para se alfabetizar alunos com deficiência visual em Braille, citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais - (PCNs, 1998), nas concepções sobre letramento e alfabetização para alunos com DV referendado por Domingues (2010) e no Manual de Acessibilidade Digital de Salton (2017), avaliando como necessários à compreensão sobre alfabetização e letramento dos alunos com Deficiência Visual. Por fim, reunimos as funções que mais se adequaram a realidade da aluna suprindo, assim, suas necessidades e diminuindo as barreiras que dificultavam a sua aprendizagem.
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