PÓS-MODERNIDADE, CONHECIMENTO E URGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA

https://doi.org/10.29327/211653.6.4-7

Autores

  • Andréia Gimenes Amaro Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Viviane Kraieski de Assunção Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Palavras-chave:

Pós-modernidade. Conhecimento. Racionalidade.

Resumo

Este estudo é resultante de uma pesquisa bibliográfica acerca da crise civilizacional característica da pós-modernidade e da inadequação da epistemologia forjada pelo sistema hegemônico dominante para lidar com problemas multidimensionais, como a degradação ambiental, a acentuação das desigualdades, a violência e o agravo da pobreza. O conhecimento científico, validado pela ciência moderna e intitulado como única via legítima de acesso ao conhecimento, relega os denominados “conhecimentos tradicionais” à marginalidade ou, em casos mais extremos, contribui para extinção destes saberes. Neste estudo evidenciamos a urgência da construção de uma nova racionalidade que promova a compreensão e o respeito às diferenças e a solidariedade entre os saberes, a relevância da hibridização do conhecimento a partir da relação dialética entre conhecimentos plurais na transição da racionalidade capitalista à racionalidade ambiental e apontamos o saber ambiental e a transdisciplinaridade como pilares da pedagogia mediadora da racionalidade ambiental.


Biografia do Autor

Andréia Gimenes Amaro , Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Brasil.

Viviane Kraieski de Assunção, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Brasil

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Gimenes Amaro , A. ., & Kraieski de Assunção, V. . (2020). PÓS-MODERNIDADE, CONHECIMENTO E URGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA : https://doi.org/10.29327/211653.6.4-7. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(4), 69–80. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/94