LIDERANÇA COMPARTILHADA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTÊMICA DA LITERATURA

Autores

  • Vânia Duque Sobrinho Universidade SEK – Santiago do Chile
  • Juan Pablo Catalán Cueto Universidade SEK – Santiago do Chile

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9331

Palavras-chave:

Docente. Formação inicial e permanente. Liderança. Liderança Compartilhada.

Resumo

Nas instituições educacionais a liderança possui destaque, pois influencia intencionalmente ou não, os atores que transitam neste espaço. Portanto, neste tempo de mudanças constantes o desenvolvimento de competências e habilidades para liderança tornou-se um imperativo. Incentivar os atores da escola para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, novas estratégias e estabelecimento do espaço para aprendizagens e compartilhamento de boas práticas aponta para liderança compartilhada, onde todos são envolvidos, líderes instituídos ou não, à participação. A formação inicial e permanente, então, desenha-se como aliada potente em todo processo, sendo de responsabilidade das escolas e profissionais. Pesquisadores nacionais e internacionais iluminam a reflexão e construção deste artigo.

Biografia do Autor

Vânia Duque Sobrinho, Universidade SEK – Santiago do Chile

Mestre em Educação pela Universidade SEK – Santiago do Chile – Orcid: https://orcid.org/0009-0000-2999-3163.

Juan Pablo Catalán Cueto, Universidade SEK – Santiago do Chile

Doutor em Educación Mención Innovación Curricular, Docente pesquisador da Universidade SEK Santiago do Chile - Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4702-8839.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Sobrinho, V. D., & Cueto, J. P. C. (2023). LIDERANÇA COMPARTILHADA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTÊMICA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1381–1399. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9331