REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EMBLEMÁTICA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO KÖPKE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9170Palavras-chave:
Violência Escolar. Universo Estudantil. Práticas Pedagógicas.Resumo
Este estudo tem como temática a violência escolar sobe o foco do Colégio Estadual João Köpke. Assim, constitui-se como objetivo geral: analisar a questão no ambiente educacional, diante da violência escolar, como alternativa para o enfrentamento das violências vivenciadas dentro do ambiente escolar. E como objetivos específicos: identificar as manifestações de violência vivenciadas na referida escola, através das percepções dos gestores, professores, alunos; verificar o modelo de gestão adotado pela escola; analisar as estratégias utilizadas pelos gestores no enfrentamento da violência no ambiente escolar, como dispositivo de combate à violência escolar. Para garantir o alcance dos objetivos, adotou-se como metodologia a pesquisa exploratória, descritiva, sendo a abordagem de natureza qualitativa na modalidade estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados empregados foram: a entrevista semiestruturada, a técnica grupo focal, a observação in loco e a pesquisa documental. A partir dos relatos dos sujeitos da pesquisa, as falas transcritas foram submetidas a uma análise de conteúdo, por meio da triangulação de dados. Os resultados apontaram que neste ambiente a identificação de situações de violência na escola são poucas, porém apesar de estatística a escola mantém o hábito de desenvolver ações preventivas de modo integrado e contínuo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY