BRASIL: O OLHAR DE UM ESTRANGEIRO E A EDUCAÇÃO
https://doi.org/10.29327/211653.6.4-6
Palavras-chave:
Imigração; Educação; Interculturalidade; Cultura.Resumo
Este artigo conta a história de um imigrante senegalês Aliou Badara Gningue, imigrante do Senegal, com 27 anos, que fala francês e wolof (língua nativa de Senegal), foi alfabetizado em árabe e está começando a construir seu conhecimento em português, aluno da Educação de Jovens e Adultos, do Colégio Estadual Cristóvão Pereira, que relata em sua fala o amor por esse país chamado Brasil e pela cidade de Santiago que está localizada a 470 km da capital do Rio Grande do Sul. Ao nos depararmos com a história de Aliou, percebemos que estas pessoas estão a quilômetros de distância das pessoas amadas, distante não só do afeto e aconchego do lar, mas distante dos cheiros e gostos de sua terra, sozinho num mundo diferente... língua diferente, uma cultura totalmente diferente... Na bagagem o medo do desconhecido, incertezas, insegurança e sonhos, muitos sonhos e com a esperança de uma vida melhor...sonhos de voltar à casa com condições melhores para poder ajudar suas famílias Em Santiago Aliou diz que encontrou uma família, que o acolheu como filho; sente saudade de casa, mas esta é compensada pelo carinho que é tratado e diz que “o Brasil tem povo muito bom, tem chuva, tem sol e principalmente tem trabalho”. Buscamos mostrar como este imigrante interpreta o Brasil, como foi acolhido, seus anseios, dificuldades e principalmente o papel da educação no processo de adaptação no novo país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY