PANORAMA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9239Palavras-chave:
Inclusão. Educação Básica. Tocantins.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as ações de inclusão escolar na Educação Básica do Tocantins, respondendo às exigências da disciplina de currículo e diversidade do curso de mestrado em educação, ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. Ressaltamos que, no Brasil, as principais ações governamentais, relacionadas ao tema de inclusão escolar, surgiram a partir da década de 1990. Partindo das principais discussões e legislações que fornecem as diretrizes sobre a inclusão no Brasil, buscamos detectar e analisar como ocorre o atendimento inclusivo na rede de ensino do Tocantins, além de identificar, por meio do Censo Escolar – Educação Especial/2020, a situação quantitativa do atendimento a esse público. Mediante o estudo de pesquisas que se dedicaram ao assunto, principalmente o Censo de 2020, pretende-se colaborar no incentivo e alerta para a necessidade de combater a exclusão social em todos os seus âmbitos, na perspectivado do Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável n° 4 (ODS-4), no qual se recomenda a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.
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