A EXPOSIÇÃO SOLAR PARA OBTENÇÃO DA VITAMINA D E O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER DE PELE: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Fernanda Spada Vaz Mano de Oliveira Universidade de Vassouras
  • Erica Pontes Pereira Ferreira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9172

Palavras-chave:

Exposição solar. Vitamina D. Neoplasias cutâneas.

Resumo

A exposição solar possui uma série de benefícios, tanto físicos quanto psicológicos, além de ser a principal fonte de vitamina D, importante na prevenção de diversas doenças. Contudo, a exposição aos raios ultravioletas é também um importante desencadeador carcinogênico. Diante desse impasse, realizou-se uma revisão de literatura qualitativa através das bases de dados DOAJ, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e National Library of Medicine (PubMed), utilizando artigos originais publicados entre os anos de 2015 a 2023, encontrando um total de 400 artigos. Após critérios de inclusão e exclusão, foram cotados 24 artigos para o resultado, os quais em sua maioria foram a favor da exposição solar quando se tratava de seus riscos e benefícios pensando na obtenção de vitamina D. Em contrapartida, 3 artigos consideraram a suplementação de vitamina D mais benéfica do que a exposição aos raios ultravioletas, em razão da associação ao aumento do risco de câncer de pele. Dentre os impasses para trazer estudos unânimes encontram-se inúmeras variáveis ao se expor ao sol. Há também, uma série de estudos que aconselham a suplementação de 25(OH)D, um hormônio precursor de vitamina D, mas que não apresentou bons resultados quanto a diminuição das malignidades advindas das baixas concentrações da vitamina D por não encontrar uma dose ideal. É recomendado mais estudos prospectivos, com maiores amostras para aperfeiçoar diretrizes, a fim de evitar uma maior incidência de casos com baixos níveis de 25(OH)D.

Biografia do Autor

Fernanda Spada Vaz Mano de Oliveira, Universidade de Vassouras

Discente da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0487-0332   

Erica Pontes Pereira Ferreira, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, disciplina de Dermatologia - Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9543-464X.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Oliveira, F. S. V. M. de, & Ferreira, E. P. P. (2023). A EXPOSIÇÃO SOLAR PARA OBTENÇÃO DA VITAMINA D E O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER DE PELE: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 294–308. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9172