ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM PROJETO DE FRANQUIA NO SEGMENTO DE LAVA A JATO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE

Autores

  • João Ricardo Salles Pinheiro Fernandes Centro Universitário UniGrande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9021

Palavras-chave:

Viabilidade. Franchising. Ferramentas.

Resumo

O presente estudo de caso teve como objetivo mostrar a viabilidade de um projeto de franquia no segmento de lava a jato em Fortaleza-CE. O motivo para a escolha dessa temática foi em decorrência do constante crescimento do número de veículos dentro desse município, alinhado com o crescimento dos franchising. Este, atualmente, é um dos canais de distribuição mais utilizados por empresas que desejam começar e padronizar a qualidade dos seus produtos e serviços. Isso vem fazendo o sistema de franquia atrair cada vez mais empreendedores que entram no mercado, chamados franqueados, para ganhar sem ter muitos riscos, pois, quando se está a iniciar um negócio com uma marca já consolidada pelos consumidores, o sistema de franquia oferece uma forma empreendedora mais segura, com garantias de retorno do capital investido. Diante disso, o estudo de caso utilizou cinco ferramentas de análise de viabilidade financeira para analisar duas empresas franqueadoras no segmento de lava a jato na modalidade lavagem a seco e, posteriormente, comparou-as com a taxa do fundo de investimento de um banco europeu: BNP Paribas Inflação FI RF. Para tanto, foi considerado critério decisivo de escolha o percentual da Taxa de Rentabilidade de cada investimento analisado (franquias e banco) que apontou a viabilidade de escolher uma franquia de lava a jato ao invés aplicar no fundo, de investimento mencionado.

Biografia do Autor

João Ricardo Salles Pinheiro Fernandes, Centro Universitário UniGrande

Graduado em Administração - Centro Universitário UniGrande.

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Fernandes, J. R. S. P. . (2023). ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM PROJETO DE FRANQUIA NO SEGMENTO DE LAVA A JATO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1838–1859. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9021