COLONIALIDADES, CURRÍCULO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UMA ANÁLISE DOS TENSIONAMENTOS RACIAIS ENTRE CRIANÇAS NA ESCOLA
https://doi.org/10.29327/211653.6.4-3
Palavras-chave:
Currículo, Colonialidades, Educação das relações étnico raciais.Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa ação realizada em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na grande de Florianópolis, cujo objetivo foi compreender, a partir da lei 10.639/03 modos com que os tensionamentos raciais entre as crianças se manifestam na escola. Os tensionamentos raciais entre as crianças são apresentados através do que chamaremos de registros visuais gráficos, em outras palavras significa dizer que utilizamos de desenhos feitos a partir dos olhares das pesquisadoras como recurso metodológico. Neste fazer metodológico AFONSO (2004) destaca que uso de desenhos nas pesquisas foram, ao longo dos anos, sendo substituídos pelos avanços tecnológicos de captura de imagens, deixando estes em desuso. Refletimos que os currículos operam através da colonialidades do ser, saber e poder (QUIJANO, 2010), sendo a alteração a Lei 10.639/03 uma alternativa para a construção de uma educação igualitária, antirracista e decolonial. Nesse sentido, ressaltamos que entendemos currículo como “artefato social e histórico em constante transformação, onde os distintos fatores se entrecruzam e determinam-se mutuamente” (PASSOS, 2014, p. 177). Como resultados foi possível identificar que a branquitude através das crianças brancas e é reforçada pela estrutura escolar e curricular subalternizando as crianças negras e reforçando o racismo.
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