VIRGINIA WOOLF: INFÂNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA

Autores

  • Carolina Votto Silva Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
  • Antonio Reis de Sá Júnior Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
  • Fred Mendes Stapazzoli Junior Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8905

Palavras-chave:

Infância. Formação Estética. Virgínia Woolf. Gênero.

Resumo

O artigo intitulado Virginia Woolf: Infância e Formação estética, possui como escopo problematizar na obra literária Três Guinéus de 1938 da escritora inglesa Virgínia Woolf a elaboração artística de Woolf no que tange a infância, a imaginação e a formação estética. As relações de gênero apresentadas por Virgínia no que se refere a educação das mulheres e a importância delas terem acesso ao conhecimento como possibilidade de evitar a catástrofe e à violência. Bem como, identificar a arte como possibilidade transfiguradora da existência, quando ela é acessada pelo viés do saber que possibilita que a ficção se apresente como uma forma de vida elaborada.

Biografia do Autor

Carolina Votto Silva, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Pedagogia pelo Centro Universitário ETEP; Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5126-2527   

Antonio Reis de Sá Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Médico graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7486-5531  

Fred Mendes Stapazzoli Junior, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Psicólogo (Unisul). Mestre em Filosofia (PUC/PR), analista praticante. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-6902-9890. 

 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Silva, C. V. ., Sá Júnior, A. R. de ., & Stapazzoli Junior, F. M. . (2023). VIRGINIA WOOLF: INFÂNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 932–945. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8905