ESPECISMO: A CEGUEIRA MORAL DA SOCIEDADE

https://doi.org/10.29327/211653.6.4-1

Autores

  • Aliciane Madalena Fogaça Albino UNESC
  • Paula Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Especismo. Animais não-humanos. Visão antropocêntrica. Natureza. Humanização

Resumo

A ocasião em que vivemos, é marcada pelo pensar e agir na visão ocidental, carregadas de conceitos já estabelecidos ao longo da história. Se analisarmos criticamente algumas atitudes e ações que propagamos sem pensar, em relação à própria espécie e aos animais não-humanos percebemos o emblemático paradigma antropocêntrico dominante. É aí que devemos repensar nossas ações e refletir sobre comportamentos inadmissíveis em relação aos animais não-humanos, reconstruir e remodelar os hábitos que aparentemente inocentes, provocam grande sofrimento, imoralidade e desrespeito. O texto busca estes e outros questionamentos sobre a relação dos animais humanos e não humanos, relacionando com autores que buscam outras formas de pensar, como Peter Singer (2004), Sônia Felipe (2007), Saramago (1995), Paulo Freire (2005) e dentre outros que buscam a harmonia entre os seres vivos. Destacando que é preciso que nos humanizemos novamente com a natureza, com os animais, com o mundo sistêmico em que vivemos, precisamos ter coragem e perceber a nossa “desumanização” perante a exploração dos animais não-humanos, para conscientizarmos a uma conduta digna, que nos moralizem perante a natureza e sobretudo aos animais não-humanos.


Biografia do Autor

Aliciane Madalena Fogaça Albino, UNESC

Mestranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (Criciúma -SCBrasil). Professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Criciúma/SC (2009). Monitora de Atividades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Içara/SC (2008). Especialista em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2012). Licenciada em Ciências Biológicas pela UNESC (2007).

Paula Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (Criciúma-SCBrasil). Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares - PROSUP/CAPES. Professora de Arte em escola pública de educação básica de Santa Catarina. Especialista em Gestão Escolar Contemporânea pela Faculdades Rio Grandenses - FARGS (2009). Licenciada em Artes Visuais pela UNESC (2015). Bacharel em Administração pela Instituição Educacional São Judas Tadeu (2007).

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Madalena Fogaça Albino, A. ., & Oliveira da Silva, P. . (2020). ESPECISMO: A CEGUEIRA MORAL DA SOCIEDADE : https://doi.org/10.29327/211653.6.4-1. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(4), 01–11. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/88