O PSICÓLOGO NO CONTEXTO JUDICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS

Autores

  • Matheus Elias dos Santos Hospital das Clínicas- UFPE
  • Cintia Maria do Nascimento Tribunal de Justiça da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8799

Palavras-chave:

Psicólogo. Contexto judicial. Adolescentes. Atos infracionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato descritivo de ações desenvolvidas em um estágio extracurricular em psicologia, com o público-alvo de adolescentes autores de atos infracionais. O campo de estágio teve como cenário de trabalho a Seção de Assistência Psicossocial Infracional, vinculada à Vara da Infância e da Juventude da cidade de Campina Grande/Paraíba. Em sua atuação profissional, é fundamental que o psicólogo, a partir das intervenções que são requisitadas no contexto judicial, desenvolva ações que possibilitem o acesso dos adolescentes a direitos básicos e à proteção integral, conforme estabelecem as legislações vigentes sobre o trabalho socioeducativo. Tal experiência possibilitou visualizar novos significados sobre o fazer psicologia, tendo como referência uma atuação profissional comprometida com a transformação da realidade social dos adolescentes atendidos, com atenção às demandas apresentadas individualmente, através de um olhar particular e contextualizado de cada história, de modo a oportunizar um lugar de protagonismo e autonomia.

Biografia do Autor

Matheus Elias dos Santos, Hospital das Clínicas- UFPE

Psicólogo, graduado (a) pela Uninassau - Campina Grande/PB. Psicólogo Residente em Saúde da Mulher – Hospital das Clínicas/UFPE.

Cintia Maria do Nascimento, Tribunal de Justiça da Paraíba

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Psicóloga na Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campina Grande do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Santos, M. E. dos ., & Nascimento, C. M. do . (2023). O PSICÓLOGO NO CONTEXTO JUDICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1559–1577. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8799